Saúde & bem-estar

Afaste-se dos smartphones desligados, para bem do seu cérebro

Basta ter um smartphone por perto que a nossa atenção diminuir. Embora isso seja quase um consenso quando estamos a usar o aparelho, cientistas acabam de descobrir que o problema se repete mesmo quando mantemos o telemóvel desligado.

Calma, não precisa atirar o smartphone pela janela e mudar-se para as montanhas. Basta colocá-lo noutra divisão – e deixar o aparelho desligado ou no modo silencioso.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da McCombs School of Business da Universidade do Texas fizeram uma experiência com cerca de 800 usuários de smartphones.

A experiência era simples e consistia em indicar que os examinados escolhessem entre deixar o telemóvel na mesa com a frente virada para baixo, no bolso, na mochila ou noutra sala.

Todos os aparelhos deveriam ficar no modo silencioso enquanto as cobaias realizavam testes que mediam as suas capacidades cognitivas.

Os resultados de quem escolheu deixar o aparelho noutra divisão foram incrivelmente melhores do que os dos outros usuários.

Uma nova experiência selecionou quais pessoas deveriam deixar o smartphone noutra sala e quais delas deveriam mantê-lo no bolso, mochila ou na mesa. Desta vez, eles foram instruídos a desligar o telefone.

Adivinhe o que aconteceu? O resultado encontrado no primeiro teste repetiu-se.

Então será que os nossos smartphones estão a deixar-nos mais burros? Para os cientistas, não se trata disso, mas do facto de que a mera possibilidade de aceder ao dispositivo, ainda que desligado, já ocuparia parte da nossa atenção.

Como não se conseguiam concentrar tão bem por ter o telemóvel perto na hora do exame, as pessoas acabavam por apresentar um pior desempenho do que aqueles que deixavam o aparelho noutra sala.

Foto: Instagram/liinoa