Atualidade

Primeira oração de Leão XIV leva ainda mais fiéis ao Vaticano

Este domingo, dia 18 de maio, às 12 horas (11 horas em Portugal continental) na Praça São Pedro, Leão XVI rezou a oração “Regina Coeli” (Rainha do Céu), em homenagem ao Dia das Mães, data que hoje é celebrada em Itália, Brasil e outros países. Ao lembrar a data, Leão XIV abençoou as mães vivas e as que “já estão no céu“.

Do mesmo local onde foi anunciado na quinta-feira Papa, tinha cerca de 200 mil pessoas para rezarem com ele e receberem a primeira bênção dominical, o que o deixou emocionado. Mais fiéis do que aquelas que estavam nos dias do conclave.

Da sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV lembrou os horrores da Segunda Guerra Mundial antes de se referir aos conflitos atuais.

O pontífice falou durante doze minutos. Citou o seu antecessor, Francisco, dizendo que queria passar a mensagem dele sobre a necessidade de acolher e apoiar os jovens. Falou sobre a necessidade do fim das guerras no mundo e comemorou o anúncio das trégua entre a Índia e Paquistão, dizendo também que trazia “no coração” as vítimas ucranianas e da Faixa de Gaza.

Trago no meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Que se faça tudo aquilo que for possível para alcançar o mais rápido possível uma paz autêntica, justa e duradoura. Que sejam libertados todos os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias”, disse o Santo Padre.

Sinto dor pelo que acontece na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato, que os socorros humanitários sejam prestados a toda a população civil e que todos os reféns sejam liberados“.

Disse sentir a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza, clamando por um cessar-fogo. E afirmou ter “acolhido com satisfação” o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão — que trocaram fogo nos últimos dias por tensões na região disputada da Caxemira.

Espero que através das próximas negociações se possa alcançar rapidamente um acordo duradouro“, sublinhou Leão XIV.  “Confio à Rainha da Paz este forte apelo para que seja ela que apresente ao Senhor Jesus, para que alcancemos o milagre da paz“.

Mando uma saudação cara a todas as mães, e uma oração por elas e pelas que estão no céus. Uma boa festa e um bom Dia das Mães a todas as mães“, disse o Papa, antes de se despedir.