Cultura

Fim de semana prolongado no Coliseu terá espetáculos variados

-28 abril, 21h00: A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco
-29 de abril, 11h00: Concertos Promenade – As Quatro Estações, de Vivaldi
-29 de abril, 17h00: Art Liberates Ball – DDD Festival Dias Da Dança
-30 de abril, 15h00: 37º aniversário da Rádio Festival
-1 de maio, 17h00: O Gato das Botas

Para os dias de descanso que se aproximam, prolongados pelo feriado do Dia do Trabalhador, o Coliseu Porto Ageas proporciona aos diferentes públicos uma agenda de espetáculos eclética.

A começar logo na sexta-feira, às 21h00, com o concerto “A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco“. Três dias depois das comemorações do 25 de Abril, a força da canção passa das ruas para o Coliseu, evocando o cancioneiro do músico portuense que nos deixou em 2019, através da recriação da sua obra pelos Canto Nono. Um conjunto de oito vozes a cantar a cappella, com o qual José Mário Branco manteve uma cumplicidade e uma convivência artística de 20 anos.

Do que Um Homem É Capaz“, “A Noite” ou “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades” são algumas das canções que o público vai poder ouvir, reimaginadas pelos arranjos de Amélia Muge, António José Martins, Canto Nono, Filipe Raposo, José Manuel David, Tomás Pimentel, e do próprio José Mário Branco.

A manhã de sábado começa com os icónicos Concertos Promenade, desta vez dedicados à obra “As Quatro Estações“, de Vivaldi. Habitualmente ao domingo, em abril convidamos as famílias a fortalecerem num sábado especial o contacto com a música clássica de forma descontraída.

Para “As Quatro Estações”, Vivaldi compôs um conjunto de quatro concertos para violino inspirados em cada uma das estações do ano. Nesta obra intemporal, vão ser descobertas as várias sensações das diferentes épocas do ano: o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes na Primavera, o calor tórrido do Verão, o baile das vindimas no Outono e a neve e a chuva do Inverno. A obra vai ser interpretada pela Ludovice Ensemble e pela solista Alfia Bakieva, contando com a direção musical do maestro Fernando Miguel Jalôto. Os comentários são de Jorge Castro Ribeiro, complementados pelo design multimédia de Sara Botelho.

Sábado é Dia Mundial da Dança e o Coliseu Porto Ageas apresenta com DDD – Festival Dias da Dança o “Art Liberates Ball“. Uma celebração da arte como uma das maiores formas de liberdade, de expressão, de criação e de resistência. A cultura ballroom dá-se a conhecer ao grande público pela mão de Mother Nala Revlon & Piny 007, que compõem o Vogue PT Chapter. E nada mais será como dantes.

Abril encerra com os festejos do 37º aniversário da Rádio Festival, emissora popular e de proximidade do Grande Porto, que tem como missão a divulgação da música portuguesa. Uma tarde de domingo bem passada, ao som de vários artistas nacionais, como Augusto Canário, Sons do Minho, Zé Amaro, Diapasão e muito mais.

Na segunda-feira, Dia do Trabalhador, miúdos e graúdos podem reencontrar um Gato velho conhecido. Inspirado no famoso conto do escritor francês Charles Perrault, “O Gato das Botas” dá a conhecer as aventuras deste animal matreiro e astuto, num espetáculo de teatro musical infantil para maiores de três anos.

Para mais informações e aquisição de bilhetes consulte www.coliseu.pt.