Atualidade

O gesto comovedor de uma dança que marca uma história de amor

Stéphane Voirin viveu durante 13 anos uma história de amor com Agnès Lassalle, a professora assassinada por um  aluno em Saint-Jean-de-Luz, em França.

Agnès tinha 53 anos e era professora de espanhol na escola secundária Saint-Thomas-d’Aquin, daquela localidade do País Basco francês. Enquanto dava uma aula no passado dia 22, um aluno de 16 anos, com problemas psiquiátricos, esfaqueou-a até à morte.

O funeral realizou-se no dia 3 de março, onde o viúvo protagonizou um momento profundamente comovedor.

Quando o caixão de Agnès Lassalle deixou a igreja e antes de ser colocado no carro funerário, o profundo silêncio foi surpreendentemente quebrado por uma melodia. A música ‘L-O-V-E’ de Nat King Cole começou a tocar. Stéphane Voirin esticou os braços e as mãos como se agarrasse o corpo do seu amor e começou a dançar em frente ao caixão.. Foi a sua última dança com a mulher que amava. A sua despedida.

Os familiares começaram também a dançar com os respetivos companheiros para o acompanhar, evidenciando ainda mais o espaço vazio entre os braços do viúvo.

A imagem percorreu o mundo inteiro como “uma das cenas de dança mais trágicas e maravilhosas que já vi. Através dele também a vês dançar”, escreveu nas redes sociais Benjamin Millepied, um dos bailarinos e coreógrafos mais famosos do mundo.

O casal conheceu-se numa pista de dança em 2010. “Tudo começou assim e eu queria despedir-me dela do jeito que tinha começado, ao som de Nat King Cole”, disse o viúvo a uma publicação.

Professora

A professora não sabia que o aluno era psicótico. A pretexto de salvaguardar o segredo médico, os professores quase nunca são informados sobre perigos que possam perturbar um aluno. Se soubesse que o seu agressor estava a ser tratado por graves distúrbios psicológicos, Agnès Lassalle não o teria deixado aproximar ou teria tomado precauções.