Atualidade

Professora argentina morre de Covid-19 durante aula online

A professora universitária Paola De Simone, de 46 anos, que lutava contra os sintomas do novo coronavírus há várias semanas, morreu quarta-feira passada quando dava uma aula online em sua casa, em Buenos Aires, Argentina.

Após se ter mostrado ofegante e com problemas respiratórios durante a videoconfererência, a professora, licenciada em ciências políticas e relações internacionais, desmaiou na frente dos alunos.

Segundo o jornal argentino, Clarín, os alunos que participavam na aula online (Zoom) ainda pediram o endereço de Simone para que pudessem enviar ajuda médica, ao que ela respondeu antes de desmaiar: “Não posso“.

Segundo o Washington Post, Ana Breccia, uma aluna entrevistada, revelou que Paola ainda tentou contatar o marido através de uma chamada, e que os alunos permaneceram na videoconferência até à chegada deste a casa.

No dia 28 de agosto, Paola De Simone mostrou a sua preocupação com a doença, quando escreveu no Twitter que apresentava sintomas de Covid-19 há pelo menos quatro semanas e que estes não desapareciam. A professora acrescentou que o seu marido, que trabalha como médico, também andava exausto.

O novo coronavírus já matou mais de 9.300 pessoas na Argentina.

Em comunicado, a universidade descreveu Simone como “uma professora apaixonada e dedicada” e uma pessoa “excelente”.

Um vídeo da morte foi divulgado nas redes sociais e a universidade, indignada, pediu aos membros da comunidade académica que respeitassem a memória da professora.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por UADE (@uadeoficial) a