Atualidade

Meghan e Harry juntam-se a William e Kate para homenagear a Rainha

Pela primeira vez em muito tempo, os dois irmãos, William e Harry, foram vistos juntos com suas respetivas esposas.

Os filhos do rei Carlos III, William e Harry e as suas esposas Kate Middleton e Meghan Markle apareceram de preto no Castelo de Windsor no final da tarde deste sábado para homenagearem Isabel II e serem vistos a admirar o mar de flores colocados do lado de fora dos portões da propriedade real.

Os príncipes de Gales e os duques de Sussex foram recebidos com aplausos enquanto caminhavam nas imediações do Castelo de Windsor. Aparentemente deixaram de lado as diferenças provocadas pelo Megxit.

Uma imagem incomum que marca a primeira vez que os dois casais aparecem em público desde o Dia da Commonwealth em 9 de março de 2020.

Não estava previsto é que Meghan e Harry acompanhassem William e Kate, dada a distância que existe atualmente entre eles. Mas segundo fontes do palácio, o príncipe William convidou os duques de Sussex para acompanhá-los nesse momento e  eles não quiseram recusar.

Os Duques de Sussex estiveram de mãos dadas e mal se separaram. Já os príncipes de Gales cumpriram o protocolo e colocaram um pouco mais de distância entre eles.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @2royalduchess

Momentos antes, o Príncipe de Gales prestou uma homenagem emocionada pública à Rainha, dizendo que “o mundo perdeu um líder extraordinário“, mas :”Eu, no entanto, perdi uma avó“.

E embora eu esteja de luto pela perda dela, também me sinto incrivelmente grato. Tive o benefício da sabedoria e tranquilidade da Rainha na minha quinta década. A minha mulher teve vinte anos de orientação e apoio dela. Os meus três filhos têm passado férias com ela e criado memórias que vão durar a vida inteira. Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado durante os dias mais tristes da minha vida. Sabia que este dia chegaria, mas vai demorar algum tempo até que a realidade da vida sem a avó se sinta verdadeiramente real“, continuou emocionado.

Agradeço a ela pela gentileza que mostrou à minha família e a mim. E agradeço a ela em nome da minha geração por dar um exemplo de serviço e dignidade na vida pública que foi de uma idade diferente, mas sempre relevante para todos nós. Minha avó disse famosamente que o luto era o preço que pagamos por amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será a prova do amor que sentimos pela nossa extraordinária Rainha. Honrarei a sua memória apoiando o meu pai, o Rei, de todas as formas que puder“, concluiu William.

Funeral
Foi anunciado que o funeral da Rainha acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres, na segunda-feira, 19 de setembro, às 11h. O caixão de Sua Majestade, que está no Castelo de Balmoral, será levado de carro funerário para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, este domingo, 11 de setembro, numa viagem de seis horas.

Na segunda-feira, o caixão será encaminhado para a Catedral de St Giles para um serviço com a presença do rei e da rainha consorte e uma congregação composta “de todas as áreas da sociedade escocesa”. O corpo da Rainha ficará durante 24 horas para permitir que o público escocês preste as suas homenagens. O Rei e membros da família participarão da vigília na noite de segunda-feira (12).

13 de setembro – terça-feira – O caixão segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, Inglaterra, sendo depois transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.

14 de setembro – quarta-feira – Durante a tarde o corpo de Isabel II será transportado numa carruagem do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster, onde repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público terá a oportunidade de prestar as devidas homenagens.

19 de setembro – segunda-feira – Dia do funeral decretado feriado nacional em Inglaterra – Finalmente o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.