Atualidade

A Rainha faz anos: Estas são as festividades com Meghan Markle presente

Elizabeth II faz este sábado, 21 de abril, 92 anos e, como é tradição, irá ter a primeira das duas festas em sua homenagem.

Segundo a Royal Family, “para marcar o aniversário de Sua Majestade, esta noite a BBC One e a BBC Radio2 irão transmitir um concerto especial, ao vivo do Royal Albert Hall. A rainha e os membros da família real estarão presentes”.

Tendo em conta que os duques de Cambridge estão prestes a dar as boas-vindas ao terceiro filho, é improvável que compareçam ao espetáculo. O mesmo se passa com o marido da rainha, o príncipe Philip, que recupera de uma cirurgia.

Já Meghan Markle e o príncipe Harry que, já esta semana estiveram na reunião da Commonwealth, devem marcar presença.

No concerto deste sábado irão atuar artistas de toda a Commonwealth: Sir Tom Jones, Kylie Minogue, Craig David, Anne-Marie, Shawn Mendes, Ladysmith Black Mambazo, bem como uma performance de Sting e Shaggy.

A música de cada década do reinado da rainha também fará parte do programa.

Horas antes, ao meio-dia, irá haver uma saudação de 41 armas em Hyde Park, no centro da capital britânica, uma saudação de 21 armas no Grande Parque de Windsor e ainda uma saudação de 62 armas na Torre de Londres.

A rainha celebra dois aniversários a cada ano: o seu verdadeiro aniversário em 21 de abril e o seu aniversário oficial, que geralmente ocorre no segundo sábado de junho. Este ano será a 9 de junho.

Esta tradição remonta a 1748, quando George II decidiu comemorar seu aniversário duas vezes – uma vez na data de seu nascimento em novembro e depois novamente no verão.

Para 9 de junho também já há agenda. A monarca será acompanhada por outros membros da Família Real no desfile Trooping the Colour, também conhecido como Desfile de Aniversários, sendo que assistirão na varanda do Palácio de Buckingham.

Entretanto, o dia deste sábado começa com outro evento na agenda dos noivos Meghan e Harry. O casal vai estar com o primeiro-ministro australiano numa receção de boas-vindas dos Invictus Games, que irão decorrer naquele país em outubro.

Depois de 19 de maio, ou seja após se casarem, é esperado que o par rume em visitas oficiais ao Canadá, membro da Commonwealth, Austrália, para os jogos Invictus, e Nova Zelândia. Tudo em nome da Rainha.

Fotos: Twitter do Palácio de Kensington e da Royal Family