Atualidade

Carlos III emociona-se ao ouvir ‘God Save the King’

Os novos reis do Reino Unido compareceram esta segunda-feira no Parlamento, onde Carlos III fez o seu primeiro discurso aos parlamentares como novo chefe de Estado.

O rei sentou-se no trono ao lado da rainha Camilla enquanto se preparava para discursar para os membros da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, quatro dias após a morte da sua mãe. Além disso, o seu grande amor estava ao seu lado e provavelmente foi a primeira vez que ela cantou ‘God Save the King’ em nome do marido. O novo rei ficou visivelmente emocionado ao ouvir o hino cantado em coro por todos os presentes, incluindo a sua esposa.

Carlos III teve que segurar as lágrimas quando se cantou essa versão do hino pela primeira vez no Parlamento, depois de prometer “seguir fielmente o exemplo do dever altruísta” de sua mãe.

Estou profundamente grato pelos discursos de condolências, que tão tocantemente se referem ao que a nossa falecida Soberana, a minha amada mãe, a Rainha, significou para todos nós. Como Shakespeare diz sobre a antiga rainha Elizabeth, ela era ‘um padrão para todos os príncipes vivos‘”, começou por dizer.

Quando a rainha era muito jovem, comprometeu-se a servir o seu país e defender os princípios de governo constitucional que estão no coração de nossas nações. Manteve este voto com uma devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta e, com a ajuda de Deus e o seu conselho, estou disposto a segui-lo fielmente“, continuou.

Estando hoje diante de vós, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das vitais tradições parlamentares às quais os deputados de ambas as Câmaras se dedicam, com tanto empenho pessoal, para o bem de todos nós“.

E foi no final do histórico discurso que foi entoado o hino “God Save the King”.