Atualidade

Isabel dos Santos enaltece memória do pai enquanto o mundo não esquece realidade

O antigo presidente José Eduardo dos Santos, senhor absoluto de Angola durante quase 40 anos, morreu esta sexta-feira, dia 8 de julho, às 10h10, numa clínica de Barcelona onde estava internado nos cuidados intensivos. A poucos dias de completar 80 anos.

José Eduardo dos Santos deixa 10 filhos, ainda que apenas 9 sejam assumidos de forma pública. Resultado de relações com seis mulheres, sendo que casou apenas duas vezes.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979. Deixou o cargo em 2017, quando renunciou a recandidatar-se. Protagonizou uma das mais longas presidências no mundo, marcada por acusações de corrupção e nepotismo.

Isabel dos Santos, antes chamada de “princesa de Angola”, a mais velha dos 10 irmãos e considerada a mulher mais rica de África, tem homenageado o pai nas redes sociais, elevando o seu nome, querendo fazer esquecer o que o mundo lembra, especialmente nesta hora. “Enquanto José Eduardo dos Santos morre com uma fortuna colossal, os filhos, os amigos, os privilegiados do regime dele são ricos que nem nababos, o povo angolano num país tão extraordinário, cheio de recursos, está na miséria“, afirma Ana Gomes, lembrando a dura realidade.

Numa das mensagens dirigidas diretamente ao falecido pai, Isabel dos Santos dedica-lhe uns versos. “De pé ao teu lado (eu sonho em estar ..)
Na tua última hora eu queria estar ao teu lado…
Como tu estiveste ao meu lado pra mim, desde a minha primeira hora
Como tu tiveste ao meu lado, e me apoiaste na minha vida nos momentos mais felizes e nos momentos mais difíceis.
Tu me guiaste-te na vitória e na derrota.
Tu me ensinaste a ser corajosa e paciente.
Conversamos… e sempre ficamos lado a lado.
Partilhamos nossas esperanças, nossos medos e nossos sonhos.
Tu és um homem simples e de grande gentileza que tive a sorte de ter como pai
“.

Noutra situação a empresária resume em imagens e numa série de frases os 79 anos de vida do antigo Presidente de Angola.

Luto nacional em Angola de 7 dias
Serão dedicados a José Eduardo dos Santos 7 dias de luto.

Havendo necessidade de estender-se o período de luto nacional inicialmente declarado, de modo a assegurar que as homenagens devidas à sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado decorram em período significativo”, o Presidente da República decreta que o luto nacional tem a duração de 7 dias, iniciando-se às 00h00 horas de 9 de Julho“, diz o comunicado assinado pelo atual presidente João Lourenço.