Off the record

Simone de Oliveira homenageada pelo talento do neto

O artista André Mano foi convidado pela Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, para homenagear uma das suas mais ilustres moradoras, Simone de Oliveira.

O arquiteto e graffiter de 32 anos, neto da artista de 84, eternizou a avó numa pintura à altura de um prédio.

O convite para fazer esta obra partiu da própria Junta de Freguesia de Alvalade, numa iniciativa anunciada no Dia Mundial do Teatro, com o nome ‘Galeria dos Inesquecíveis’, e que tem como objetivo “celebrar personalidades e homenageá-las, valorizando o espaço público e a comunidade de Alvalade”.

Simone de Oliveira viveu muitos anos nesta freguesia, que foi a morada de família, tendo saído apenas após o seu primeiro casamento e onde regressou após a separação.

Esta obra está localizada na fachada do prédio n.º 1 da Rua António Patrício e é sobretudo visível a quem passa pela Avenida de Roma. O mural também tem mensagens enigmáticas. Do lado esquerdo do rosto diva da canção nacional pode ler-se, de cima para baixo, o nome dela, “Simone” e, do lado direito, a frase “Sim, sou eu”. Há ainda outras palavras mais fáceis de decifrar.

Para fazer este mural, André Mano inspirou-se no cartaz que desenhou para o concerto de despedida da cantora dos palcos, a 29 de março.