Cultura

Maro é a grande vencedora do Festival da Canção 2022

“Saudade, Saudade”, de Maro,  é a grande vencedora do Festival da Canção 2022, tornando-se a representante de Portugal na edição deste ano da Eurovisão, que se realiza em Turim, Itália, em maio.

Maro conquistou a pontuação máxima (24 pontos) do júri das sete regiões de Portugal e do público e teve mais votos que os outros finalistas: “Corpo de Mulher” (Milhazes), “Ainda nos Temos” (Syro), “Fome de Viagem” (Inês Homem de Melo), “Degrade” (Pongo e Tristany) “Código 30” (Peperoni Passion), “Amanhã” (Quatro e Meia), “Why?” (Áurea), “Como é Bom Esperar Alguém” (FF) e “Ginger Ale” (Diana Castro).

Filomena Cautela e Vasco Palmeirim foram os apresentadores de serviço, com Inês Lopes Gonçalves no “Green Room”.

A noite ficou marcada por várias homenagens da RTP a músicas históricas do programa e com interpretações de Tozé Brito, Tiago Bettencourt ou Blaya. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia também foi lembrado com a vitória de Salvador Sobral em 2017, em Kiev.

“Saudade, Saudade” participará na primeira semifinal da Eurovisão, a 10 de maio, competindo com países como a Ucrânia, a Suíça, a Grécia ou a Islândia pelo apuramento para a grande final, que está marcada para 14 de maio.