Atualidade

Criança cruza sozinha fronteira da Ucrânia para Eslováquia

Um menino ucraniano, de 11 anos, cruzou ontem sozinho a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia porque os pais precisaram de permanecer no país. A criança foi chamada de “herói da noite” pelas autoridades eslovacas.

Segundo o Ministério do Interior eslovaco, o menino de Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia, que terá percorrido mais de 17 horas de viagem sozinho, carregava apenas uma mochila, um saco de plástico e um passaporte. Na mão esquerda tinha escrito um número de telefone. O nome dele não foi divulgado.

Ele veio sozinho, porque os pais ficaram na Ucrânia. Os voluntários cuidaram dele, levaram-no para um lugar quente e deram-lhe comida e bebida”, lê-se na publicação.

Os voluntários contactaram os familiares da criança que vivem na Eslováquia, graças ao número que estava redigido na sua mão. “Ele conquistou toda a gente com o seu sorriso, coragem e determinação dignos de um verdadeiro herói”.

Ele conquistou toda a gente com o seu sorriso, coragem e determinação dignos de um verdadeiro herói”.

É o 11.º dia da guerra na Ucrânia, após a invasão da Rússia. “Mais de 1,5 milhão de refugiados da Ucrânia entraram nos países vizinhos em 10 dias. Esta é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial“, tuitou o alto comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi. No sábado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) havia anunciado um total de 1,37 milhão de refugiados.