Atualidade

SC Braga ajuda mãe e irmã de guarda-redes ucraniano a fugir da guerra

O Sporting Clube de Braga empenhou-se em trazer da Ucrânia a mãe e irmã de Bohdan Isachenko, a pedido do guarda-redes ucraniano de 18 anos, recentemente contratado pelos minhotos.

Proveniente do Dínamo de Kiev, onde jogou desde os 11 anos até ao final da época passada, o jovem atleta Bohdan esteve nas últimas semanas a fazer testes na equipa de sub-19 do Braga, tendo feito também alguns treinos com a equipa principal.

No momento em que a Rússia invadiu a Ucrânia, Bohdan Isachenko pediu ajuda ao clube para trazer a mãe e a irmã, para Portugal.

O Sporting de Braga respondeu afirmativamente e Natalia Zherzherunova e Varya Zherzherunova chegaram a Portugal no domingo.

O clube liderado por António Salvador vai dar continuidade à ajuda e apoiar a família no processo de integração, dando-lhes casa, comida e emprego, para lá da indispensável ajuda burocrática.

A mãe, Natalia Zherzherunova, vai trabalhar na estrutura de basquetebol do clube. Trata-se de uma antiga basquetebolista profissional e que estava a trabalhar na federação ucraniana.

A irmã, Varya Zherzherunova, de 9 anos, “além da normal integração em ambiente escolar, terá também a oportunidade de atuar nas escolas de formação de basquetebol do clube arsenalista”, informou o Sp. Braga.

Quanto ao pai de Bohdan Isachenko, que estava separado da mãe, ficou na Ucrânia ao abrigo da Lei Marcial em vigor. Ao abrigo dessa lei, todos os homens ucranianos e naturalizados com idade de 18 a 60 anos estão proibidos de sair da Ucrânia. Volodymyr Zelensky, ordenou uma mobilização militar geral “para garantir a defesa do Estado, mantendo a prontidão ampla de combate e movimentação das forças armadas da Ucrânia e outras formações militares”.

Recorde-se que mais de três milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia.

Veja as fotos da família:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SC Braga (@sportingclubedebraga)