Lifestyle

Macedo de Cavaleiros capital do azeite e do figo no fim de semana

A freguesia de Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, acolhe no fim-de-semana a IX Feira do Azeite e do Figo. Um certame que tem como principal foco a promoção de dois produtos endógenos do concelho, mas também debater o mundo rural, com a realização de um seminário dedicado ao tema “A Horta Familiar”.

Temos de apostar, cada vez mais, na promoção dos produtos da nossa região”, salienta o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues. O autarca recorda que o concelho tem produzido azeite de excelência, e tem igualmente muita tradição na produção de figo. “Esta é já uma feira com uma importância muito grande para o nosso concelho e para a freguesia de Lombo em particular, permitindo-nos, mais uma vez, criar aqui um momento de promoção do setor agrícola de Macedo”, frisa.

A feira arranca no dia 16 de outubro, mas é no dia seguinte que se realiza o seminário “A Horta Familiar”, onde se destaca a sessão dedicada aos “Apoios à Produção”.

O programa integra ainda várias palestras proferidas por empresários do concelho e que, segundo Benjamim Rodrigues, “serão um importante testemunho para outros agricultores ou para jovens que estejam interessados em investir neste setor”.

Ao longo dos dois dias em que decorre a feira, os visitantes podem aproveitar para provar e comprar inúmeros produtos regionais, com o azeite e o figo em destaque. “A Feira do Azeite e do Figo é já um importante momento de promoção da nossa região e da qualidade superior dos nossos produtos”, acrescenta Benjamim Rodrigues, que deixa o convite a todos para visitar a região no fim-de-semana.

O programa integra ainda vários momentos culturais e animação de rua. E conta ainda com uma homenagem aos antigos combatentes do Ultramar, durante a Eucaristia que se realiza no dia 16 de outubro, pelas 11 horas. O programa completo pode ser consultado no cartaz anexo.