Lifestyle

Não pode perder os Fins de Semana Gastronómicos de dezembro

Mais de 60 restaurantes de quatro municípios da região Norte recebem os Fins de Semanas Gastronómicos durante o corrente mês de dezembro, servindo algumas das suas receitas regionais mais saborosas. Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a “viagem” gastronómica passa por mais de 40 restaurantes de Baião, Paços de Ferreira e Póvoa de Varzim.

Em Baião, os visitantes vão poder saborear o Pastelão de Ovos com Salpicão, o Arroz de Favas com Frango Alourado e, como sobremesa, o Creme de Água.

À “mesa” de Paços de Ferreira estarão o tradicional Capão à Freamunde e dois doces: as Rochas de Citânia e as Brisas do Pilar.

Na Póvoa de Varzim, o destaque vai para o peixe. Cambitos de Raia e Pescada à Poveira são as propostas de prato principal. Para sobremesa, a estrela será a Rabanada à Poveira.

Feita a digestão, os Fins de Semana Gastronómicos prosseguem em Macedo de Cavaleiros nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Em mais de 20 restaurantes vai ser possível saborear o Javali no Pote e os Grelos com Enchidos (Alheira, Linguiça, Salpicão e Cápsulas Secas com Butelo). No que toca a doçaria, o destaque vai para o Pudim de Castanha.

Os Fins de Semana Gastronómicos são uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que se prolonga até novembro de 2020. Durante este período, serão servidas 210 receitas tradicionais regionais, mais de 100 receitas de doçaria tradicional e conventual, 50 produtos qualificados e vinho proveniente de cinco denominações.

No total, estão envolvidos 78 municípios, mais de mil restaurantes, 500 empreendimentos turísticos e 350 quintas, adegas e espaços enoturísticos. Recomenda-se a reserva antecipada e direta com os restaurantes e empreendimentos parceiros da iniciativa.