Atualidade

Carnaval: Saiba o programa das festas

O fim de semana está à porta e o Carnaval idem aspas. Para alguns até será uma espécie de ponte, já que a grande festa se repete na terça-feira, dia 28.

Portanto é altura de ver o programa da folia pelo país para poder escolher onde ir. Confira aqui:
– Bragança
Aqui o Carnaval rima com caretos. Os tradicionais mascarados transmontanos irão desfilar pelas ruas da cidade. Serão mais de mil ‘diabretes’ com o único intuito de “assustar” as raparigas solteiras e dançar ao som e músicas tradicionais. Em Podence, Macedo de Cavaleiros, são já a imagem de marca do Entrudo Chocalheiro.

O evento inclui o Festival do Butelo e das Casulas, que decorre entre sexta e terça-feira na capital de distrito e culmina, ao final da tarde, com a queima do Diabo, um boneco de grandes dimensões, que arde para uma esperada plateia de milhares de pessoas, na Praça Cavaleiro Ferreira.

– Ovar
Vai haver uma bancada própria com 4100 lugares sentados e ainda mais 20 mil pessoas em pé nos novos estrados, para além de 500 espetadores distribuídos por cinco camarotes privados.

Todos os corsos de Ovar têm entrada paga e devem terminar pela 18h00. Sexta-feira, dia 24, há uma nova edição da Farrapada, em que o público é convidado a desfilar pelas ruas do centro da cidade com as suas próprias fantasias. No sábado à noite é a vez das escolas de samba. Os cortejos principais realizam-se no domingo e terça à tarde.

– Estarreja
Sexta-feira é dia do baile de Carnaval sénior e do desfile noturno das escolas de samba. O grande corso será no domingo, a partir das 14h30, repetindo-se à mesma hora no dia do Entrudo (terça-feira, portanto). O bilhete custa 5 euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 12 anos,

No sábado à noite há uma parada e espetáculo de palco “CRASSH+ORQUESTRA TOC’ACORDAR”. Também a segunda-feira será dedicada à folia carnavalesca com o Giro de Bailes a partir das 21h30.

– Torres Vedras
O município gosta de ser conhecido por ter o Carnaval mais português de Portugal, mas deixemos essas discussões de parte. Certa é a presença de ‘cabeçudos’ e ‘matrafonas’ nas ruas da cidade entre hoje e a próxima terça-feira.

Aqui o Carnaval são mesmo três dias, 24 horas por dia. O tema deste ano é ‘Brinquedos e Brincadeiras’, sendo a ‘Geringonça’ política a protagonista no habitual corso.

Este ano, a autarquia implementou medidas para incentivar a redução do consumo de bebidas em copos de plástico durante o Carnaval, com o objetivo de diminuir os resíduos da festa. Na troca de 20 copos de plástico usados, os foliões vão receber de oferta uma bebida nos chamados ‘ecobalcões’, junto aos palcos dos recintos ao ar livre, refere uma nota de imprensa.

Carnaval de Ovar samba

– Sesimbra
A concentração de 3500 palhaços é uma das muitas atrações do Carnaval de Sesimbra deste ano, em que a Câmara Municipal espera dezenas de milhares de visitantes.

Além do desfile das escolas de samba e grupos de axé, no domingo e na terça-feira, o programa do Carnaval de Sesimbra inclui também as tradicionais cegadas, o ‘baile trapalhão’ nas coletividades do concelho, concursos de máscaras e muita animação proporcionada por milhares de foliões.

– Loures
Cerca de 1200 figurantes, acompanhados por 15 carros alegóricos, vão animar durante cinco dias as ruas da cidade. O arranque das festividades dá-se a 24 de fevereiro com o desfile de 4 mil crianças pertencentes a escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Já no sábado, o destaque vai para o baile de apresentação dos reis do Carnaval, que decorre a partir das 21h30 no Pavilhão Paz e Amizade. O evento integra ainda o corso carnavaleco, no domingo, a partir das 14h30 e com entrada gratuita; o ‘Baile Trapalhão’, no Pavilhão Paz e Amizade, a partir das 22h e na terça-feira realiza-se o segundo corso carnavalesco, novamente a partir das 14h30.

As festividades de Carnaval terminam na quarta-feira com um “desfile de enterro” até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.

– Sines
Mais de 20 a 30 mil pessoas são esperadas na festa que este ano tem como tema ‘Cinema e televisão’ e que tem início marcado para domingo.

A autarquia local está empenhada em convencer as pessoas a vestirem-se a rigor para a festa e promove por isso, este ano, pela primeira vez, a eleição da ‘Miss Matrafona’. Outras das novidades são a prova de vinho quente do ‘Dom Folião’ e a iluminação noturna.

O programa do Carnaval de Sines termina oficialmente com o habitual ‘Enterro do Entrudo’ no sábado seguinte, dia 4 de março, às 22h, com concentração na praça Tomás Ribeiro, e espetáculo piromusical, à meia-noite, no largo Gago Coutinho.

– Loulé
A Avenida José da Costa Mealha, conhecida como o “sambódromo louletano”, recebe o cortejo com o tema “Os Descobrimentos – a Grande Geringonça”, nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro a partir das 15h00.

As figuras da política e do desporto voltam a estar em destaque neste desfile que contará com cerca de 700 figurantes, entre os grupos de samba, associações do Concelho, animadores, cabeçudos, gigantones e alguns foliões que são já “profissionais” deste Carnaval.

O custo das entradas é de 2 euros mas a receita arrecadada irá reverter, em 50%, para as IPSS do Concelho, sendo a outra metade distribuída pelos 10 clubes e associações que integram o desfile.

Fotos: Facebook do Carnaval de Ovar