Off the record

Associação Sara Carreira vai ajudar crianças e jovens a concretizar os seus sonhos

As crianças e jovens que sonham com a oportunidade de desenvolver o seu talento têm agora a possibilidade de chegar mais longe com a Associação Sara Carreira. A Associação terá como principal missão apoiar crianças e jovens com poucos recursos na concretização dos seus sonhos, fazendo-os evoluir e apoiando-os ao longo da sua formação.

Dar continuidade aos sonhos de Sara Carreira e homenagear o seu modo generoso de estar perante os outros é o desígnio e a razão de ser da Associação Sara Carreira que visa lançar sementes em talentosas crianças e jovens carenciados. Segundo a família Carreira, “A Sara sempre foi uma jovem presente na vida de todos, que acreditava nos sonhos e lutava por eles com trabalho e dedicação. A Associação refletirá tudo aquilo que ela é e concretizará os sonhos de quem mais precisa“.

A Associação Sara Carreira pretende assim proporcionar um futuro às crianças e jovens que tenham talento em qualquer área de formação, mas que infelizmente passam por dificuldades financeiras não podendo contar com o apoio da família na concretização do seu sonho. São estes os futuros candidatos que a Associação Sara Carreira visa apoiar através de bolsas de estudo que lhes permitirão fazer crescer, com trabalho e resiliência, proporcionando-lhes a oportunidade de vingar e viver o seu talento.

A Associação Sara Carreira será responsável pela atribuição de 21 bolsas de estudo este ano, precedida de uma fase de candidaturas que arranca a 2 de maio e termina a 30 de junho de 2021.

As candidaturas serão avaliadas por um júri composto por três elementos designados pela Direção da Associação e os bolseiros serão conhecidos até ao final do mês de agosto.

Podem candidatar-se através do site www.saracarreira.com todas as crianças e jovens, residentes e a frequentar estabelecimentos de ensino sediados em Portugal, que na data da candidatura apresentem a idade mínima de 12 anos e a idade máxima de 21 anos. A título excecional e mediante avaliação da Direção da Associação poderão ser admitidos candidatos que apresentem uma idade diferente.

Os candidatos terão ainda de submeter a respetiva declaração de rendimentos anuais do agregado familiar e a candidatura apenas pode ser considerada elegível no caso das crianças e jovens terem um aproveitamento escolar considerado suficiente pela Associação. Mesmo depois de selecionados, os bolseiros que receberem os apoios da Associação terão de enviar no final de cada período letivo um relatório com o comprovativo das notas e avaliação correspondentes.

Além do direito à bolsa de estudo, a cada um dos eleitos será atribuído um padrinho ou uma madrinha que acompanhará todos os passos desta nova jornada rumo à concretização de um sonho.

Os Padrinhos/Madrinhas são profissionais que têm como objetivo ajudar o bolseiro nas suas dificuldades e avaliar se a formação que está a receber é a adequada ao seu perfil. Os bolseiros contarão com o apoio dos(as) seus(suas) padrinhos/madrinhas e de uma equipa multidisciplinar que os acompanhará ao longo do período de formação.

A Associação conta ainda com o apoio de um conjunto de mecenas nomeadamente a Missão Continente, a Altice, o Santander e a SIC, entidades que acreditam e comungam dos valores da Associação, na importância da inclusão social e da formação jovem, com o objetivo de criar impacto positivo na sociedade portuguesa. Para a Missão Continente, “A ligação à Associação Sara Carreira é natural e demonstra o quão valorizamos os jovens e crianças portuguesas, os seus talentos e como consideramos relevante a igualdade de oportunidades e a diversidade. Acreditamos que através do apoio à formação destes jovens seremos impulsionadores e teremos um papel ativo no desenvolvimento e crescimento de uma sociedade mais sustentável e positiva“.

A Altice tem na Responsabilidade Social um dos seus pilares estratégicos e acredita que a educação dos mais novos e o apoio aos jovens empreendedores é o melhor legado que a Empresa pode partilhar com a sociedade. Uma sociedade que se quer pautada pela igualdade de oportunidades e onde os sonhos de todos têm espaço para crescer de mãos dadas com o conhecimento, a acessibilidade e o bem-estar. A Associação Sara Carreira simboliza todos estes valores que subscrevemos com orgulho“. Também “o Santander decidiu apoiar a Associação Sara Carreira porque os seus objetivos estão alinhados com um dos eixos principais da nossa política de sustentabilidade, o Ensino e o Conhecimento, que consideramos uma força impulsionadora do desenvolvimento da sociedade”. Para a SIC, “a ligação à Associação Sara Carreira corresponde a uma filosofia comum de responsabilidade social, de compromisso para com a sociedade, de reconhecimento do saber enquanto matriz de evolução e da criação de oportunidades para as novas gerações, sobre quem o nosso futuro não pode deixar de estar alicerçado.”

Um alargado conjunto de Embaixadores vão ajudar na divulgação da Associação Sara Carreira através dos seus depoimentos e testemunhos. Estes embaixadores são figuras públicas, artistas e amigos que têm uma forte ligação ao percurso da Sara Carreira e que se associaram de imediato à causa, dando o seu contributo através da partilha, divulgação e participação em várias das ações que decorrerão ao longo do ano.

Sobre Sara Carreira
Em perfeita harmonia com a música, era praticamente inevitável que este caminho acontecesse, também, na sua vida. Em 2018, faz a sua primeira participação especial no tema “Gosto de ti”, lado a lado com o irmão David. Em novembro, Sara Carreira estreou-se na dobragem de filmes de animação dando voz à personagem de Branca de Neve no filme “Os Sete Anões e os Sapatos Mágicos”, juntamente com Fernando Daniel. Anteriormente já tinha feito, com a SONY França, o áudio de um conto infantil: “La Légende des Fées” (par Lisa Angell, Anggun). Em 2019, Sara Carreira estreia-se profissionalmente, lançando-se numa carreira a solo com o primeiro single “Vou Ficar”, que atingiu mais de dois milhões de visualizações no Youtube e milhares de reproduções no Spotify. “Para não Chorar” é o segundo single de Sara Carreira que conta com a participação de Nuno Ribeiro. Este segundo tema faz parte do seu primeiro EP, lançado dia 22 de novembro de 2019: “Metade”.
Este EP, atingiu o top 5 de vendas da FNAC em dezembro. “Metade” inclui temas como “Vou Ficar”, “Para não Chorar” feat Nuno Ribeiro, “Sentimento”, “As Nossas Conversas”, “Penso em nós”, “Já Tou High” feat Rogg, “Gosto de ti” feat David Carreira e “A nossa metade”. Em 2020, Sara Carreira participa no programa da SIC “A Máscara” e conquista o público com a inesquecível Pantera. No mesmo ano, cria a marca “Éssê by Sara Carreira” e mais uma vez ganha o aplauso de todos os que a admiram.