Atualidade

Morreu Maria José Valério, vítima de Covid-19

A cançonetista que dá voz à “Marcha do Sporting”, morreu esta quarta-feira, dia 3 de março, vítima de covid-19. Tinha 87 anos.

Maria José Valério estava internada no hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde o dia 20 de fevereiro na sequência de um surto de covid-19 na Casa do Artista, onde residia.

As cerimónias fúnebres realizam-se no sábado, em Cascais. A cremação está marcada para as 18h00, no Centro Funerário de Cascais, distrito de Lisboa.

Sobrinha do compositor Frederico Valério, começou desde jovem, na década de 1950, a participar em vários espetáculos de variedade da então Emissora Nacional e posteriormente nas emissões experimentais da RTP, na feira popular, em Lisboa, após ter frequentado o Centro de Preparação de Artistas de Rádio da Emissora Nacional.

Na década de 60, Maria José Valério foi eleita rainha da Rádio de Goa, território que Portugal administrava.

Casou-se em 1962 com o matador de touros José Trincheira, figura que marcava a atualidade da época. O casamento foi celebrado pelo então cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Cerejeira, na igreja do Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa, tendo como sinal de bênção a ordem do Papa de mandar tocar os sinos em Roma. A cerimónia foi transmitida em direto pela RTP.

Para homenagear o marido, do qual se veio a separar, a artista gravou o ‘pasodoble’ “Trincheira”.

Em 2000 participou no elenco da série televisiva “Casa da Saudade”, da autoria de Filipe la Féria, no qual estavam várias personalidades da televisão portuguesa como Carmen Dolores, Anita Guerreiro, Virgílio Teixeira, Raul Sonaldo, João d’Ávila, Helena Rocha e Artur Agostinho, entre outros.

Também passou pelo cinema ao participar no filme “O Homem do Dia” (1958), de Henrique Campos e Teresita Miranda, protagonizado pelo ciclista Alves Barbosa.

Em 2004, Maria José Valério recebeu a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa, grau ouro. Cinco anos depois, em maio de 2009, o município da Amadora inaugurou um centro cultural com o seu nome, na freguesia da Venteira.

O Sporting reagiu à morte da cantora, lembrando que a “artista, sportinguista de coração, marcava presença em Alvalade sempre que podia e participava em várias das festas leoninas espalhadas pelo país“. E acrescenta: “Aos familiares e amigos, o Sporting CP manifesta o seu mais profundo pesar, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de amor e dedicação ímpar de Maria José Valério ao clube“.

Foto: Twitter Sporting