Atualidade

Palácio de Buckingham anuncia detalhes do acordo com os duques de Sussex

Após a rainha ter anunciado que já haviam chegado a um acordo sobre o futuro dos duques de Sussex, o Palácio de Buckingham tornou públicos os detalhes por meio de uma declaração institucional anunciando as mudanças na vida do príncipe Harry e de Meghan Markle.

Para além da perda do status de Alteza Real, ainda deverão reembolsar o governo britânico pelos custos da reforma da residência Frogmore Cottage, na qual viviam. As obras foram orçamentadas em 2,4 milhões de libras (cerca de 2,8 milhões de euros).

No comunicado deste sábado, 18 de janeiro, o Palácio de Buckingham afirmou que as mudanças entram “em vigor na primavera de 2020”.

Leia na íntegra o comunicado do Palácio de Buckingham:
Declaração de Sua Majestade, a rainha
Após muitos meses de conversas e discussões mais recentes, fico satisfeita por termos encontrado um caminho construtivo e solidário para o meu neto e a sua família. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família. Reconheço os desafios que enfrentaram como resultado de intenso escrutínio dos últimos dois anos e apoio o desejo de uma vida mais independente. Quero agradecer-lhes todo o seu trabalho dedicado em todo o país, na Commonwealth e além dela, e estou particularmente orgulhoso de como Meghan se tornou tão rapidamente da família. É a esperança de toda a minha família que o acordo de hoje permita que eles comecem a construir uma nova e feliz e pacífica vida“.

Declaração do Palácio de Buckingham
O duque e a duquesa de Sussex são gratos a Sua Majestade e à Família Real pelo seu apoio contínuo enquanto embarcam no próximo capítulo de suas vidas. Conforme acordado neste novo compromisso, compreendem que precisam de renunciar aos deveres reais, incluindo compromissos oficiais. Não vão receber mais fundos públicos para os deveres reais. Com a bênção da rainha, os Sussex continuarão a manter os seus patrocínios e associações particulares. formalmente representam a rainha, os Sussex deixaram claro que tudo o que fizer continuarão a defender os valores de Sua Majestade. Os Sussexes não vão usar os títulos reais pois deixam de ser membros da Família Real. O duque e a duquesa de Sussex partilharam o seu desejo de reembolsar as despesas do Sovereign Grant para a reforma de Frogmore Cottage, que permanecerá casa da família no Reino Unido. O Palácio de Buckingham não comenta os detalhes dos acordos de segurança. Existem processos independentes bem estabelecidos, para determinar a necessidade de segurança com financiamento público. Esse novo modelo entrará em vigor na primavera de 2020“.

Recorde-se que no dia 8 de janeiro, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram que iriam deixar a função de membros seniores da família real, que pretendiam dividir o seu tempo entre Reino Unido e América do Norte e serem financeiramente independente.

A ex-atriz americana de 38 anos, que deixou sua carreira quando se casou com Harry em 2018, já se encontra no Canadá com o pequeno Archie, filho do casal, enquanto Harry permaneceu em Inglaterra para manter conversações com família. Meghan Markle morou no Canadá por causa da série de televisão “Suits”, na qual trabalhava.