Atualidade

Morreu Tom Moore, veterano britânico que arrecadou milhões contra a Covid

Tom Moore, o veterano da Segunda Guerra Mundial, que cativou o mundo no início da pandemia do coronavírus pelos seus esforços na recolha de fundos para o serviço nacional de saúde britânico, morreu aos 100 anos, após testar positivo à covid-19,  informou a família esta terça-feira (2).

É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore“, disseram as suas filhas ao The Guardian. “Sentimo-nos muito gratos por estarmos com ele nas últimas horas da sua vida; Hannah, Benjie e Georgia à cabeceira da cama e Lucy através do FaceTime“, contaram.

Passámos horas a conversar com ele, relembrando a nossa infância e a nossa mãe maravilhosa. Partilhámos risos e lágrimas juntos“, acrescentaram. “O último ano da vida o nosso pai foi nada menos que notável. Ele rejuvenesceu e experimentou coisas com que sempre sonhou. Embora tenha estado em tantos corações por pouco tempo, ele foi um pai e avô incrível e permanecerá vivo nos nossos corações para sempre“.

Moore emocionou o mundo e principalmente o Reino Unido no ano passado, durante o primeiro confinamento do país, ao caminhar no seu jardim com a ajuda de um andarilho, para arrecadar quase 34 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês). O veterano que conseguiu bater o recorde do Guinness de voltas num jardim, acabou também por ser ordenado cavaleiro pela rainha Isabel II.

O seu empenho espalhou alegria no meio de tantas notícias tristes.

Lamento saber que o capitão Tom faleceu no hospital“, disse o ministro britânico da saúde, Matt Hancock, no Twitter. “Ele foi um grande herói britânico que mostrou o melhor do nosso país“.

A rainha Isabel II também lamentou a morte do capitão Tom Moore, enviando uma mensagem particular de condolências à família, informou o Palácio de Buckingham. “Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e a sua família em Windsor no ano passado. Os seus pensamentos e os da família real estão com eles“, diz o comunicado do palácio.