Atualidade

Mário Jardel recorda o vício das drogas e a descida ao inferno

Mário Jardel, que ficou conhecido por Super Mário, é um dos maiores goleadores da história do futebol mundial. Marcou 507 golos em 581 jogos. Cumpriu seis épocas no futebol português onde foi 5 vezes o melhor marcador. Foi quatro vezes campeão em Portugal. Conquistou dezenas de títulos, 2 botas de ouro e concretizou o sonho de vestir a camisola da seleção brasileira.

Na barriga da minha mãe já dava umas cabeçadas“, contou o ex-futebolista esta quinta-feira a Júlia Pinheiro, no programa das tardes da SIC, onde recordou o passado e o vício das drogas e do álcool.

Apesar de uma infância marcada pela violência e alcoolismo na família – ainda hoje a mãe, com 65 anos, luta contra a dependência – teve uma adolescência calma e rigorosa, focada em chegar à seleção brasileira e fazer história no mundo do futebol. Em junho de 1996 veio para Portugal onde foi muito feliz.

Casou aos 21 anos com Karen. Em 2002, entrou em depressão, depois da separação da mãe dos seus dois filhos, e de ter ficado de fora do Mundial. Entrou numa espiral destrutiva da qual levou anos a sair.

Desceu ao inferno e teve duas overdoses

O consumo de cocaína que estava reservado para as férias passou a fazer parte do seu dia a dia, até perder o controlo por completo.

Começou a consumir cocaína no Brasil. Sabia que ia trazer problemas, “é coisa que não aconselho a ninguém“, assumiu: “Sentia ressaca moral emocional e às vezes tinha vergonha de mim mesmo“.

Uma coisa que me custou caro. Foi a curiosidade“, admitiu. “Droga e álcool. Uma coisa leva à outra“, confessou.

Em 2008, assumiu dependência de álcool e drogas: “Chamei a TV Globo e disse que estava à procura de ajuda“.

Hoje procuro errar o menos possível para me olhar ao espelho e me ver bem bonitinho“.

Pai de três filhos – duas raparigas e um rapaz – Jardel procura “ser um bom pai” e sabe que pode contar com os seus herdeiros: “Qualquer deslize eles ajudam-me“.

Graças a Deus consegui tirar este vício da minha vida. Com a ajuda de Deus e dos médicos“, contou.

Mário Jardel já nem se lembra há quanto tempo não consome, “faz tanto tempo…“. Agora é um homem feliz ao lado de Sandra, com quem vive há 12 anos e de quem tem uma filha. “Estou muito feliz. Sou uma pessoa muito boa. Procurem amizades e ambientes bons e vão-se dar bem na vida“, aconselhou.

Problemas na política

Em 2014 foi convidado para entrar na política como deputado estadual de Rio Grande do Sul, cargo que exerceu durante 2 anos. Acabou por ser acusado de crimes como tráfico de droga e corrupção. Foi atraiçoado por gente que confiava. “Recebi um convite de um amigo. Caí de paraquedas num ambiente que estava a pegar fogo“.

Não entendia nada. Armaram para cima de mim“, revelou o ex-futebolista. “Fui acusado e absolvido“.

Aos 47 anos Mário Jardel continua a jogar futebol como veterano e dá o seu testemunho para que outros aprendam com o seu passado.