Atualidade

Fernando Santos apela: “Não entrem na onda das ofensas”

O selecionador nacional, Fernando Santos, é o rosto da nova campanha contra a discriminação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lançada este sábado em parceria com a Amnistia Internacional (AI) e dedicada aos Direitos Humanos.

O que fazem no campo influencia quem joga à bola no bairro, na escola, em todo o lado. Lembrem-se que somos todos seres humanos, somos todos iguais, não interessa a cor da pele, a raça, o género ou a orientação sexual. Não entrem na onda das ofensas, não deem espaço ao racismo. A educação vem muito antes da rivalidade. Está na hora de dar o nosso melhor, sem esquecer o mais importante que podemos dar: o exemplo“, afirma o técnico campeão europeu, no filme lançado no Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas.

Em pleno Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, as duas organizações voltam a unir esforços em nome da educação para os direitos humanos, passando a mensagem de que o racismo, a xenofobia e a discriminação não têm lugar no futebol.

O filme insere-se no projeto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos”, que a Amnistia Internacional lançou em setembro de 2020 na sede da FPF, e que conta com o apoio, além da entidade liderada por Fernando Gomes, da Liga Portugal, do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, várias entidades governamentais, operadoras de telecomunicação e empresas ligadas ao futebol nacional.

O objetivo do projeto é sensibilizar e educar todos os agentes desportivos para os Direitos Humanos.

O lançamento coincide com o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, uma data instituída em 1964 com o objetivo de alertar alunos e toda a sociedade para valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade. Veja o vídeo: