Atualidade

O ator que se celebrizou com o anúncio “tou xim?” mudou de sexo

Há anúncios que ninguém esquece. O famoso “Tou Xim” que publicitava a operadora de comunicações Telecel perdura ainda na memória de muitos a que assistiram vezes sem conta à publicidade televisiva do Natal de 1995. João Vaz, era o ator que vestiu a pele de pastor. “Tou Xim? Um momento.. É para mim“.

Agora, João Vaz, de 56 anos, mudou de sexo e é Maria João Vaz, assumindo o corpo de mulher que escondia dentro de si.

Maria João Vaz é atriz, artista plástica, transexual e ativista da causa LBGT.

Feliz com a nova identidade, a atriz concedeu uma entrevista ao jornal ‘O Mirante’ e falou de tudo, até do tempo em que escondeu o seu verdadeiro “eu” e do preconceito que enfrentou.

Não teve uma adolescência fácil, dado que nessa altura já gostava de se vestir com as roupas da mãe, às escondidas. Mas assumir que era mulher transexual não foi fácil, até porque em 2018, quando resolveu libertar-se, tinha três filhas.

Foi há dois anos, que decidiu assumir perante todos a sua verdadeira identidade e iniciar o processo para se sentir mais completa com uma imagem feminina.

Quando olho para o passado vejo uma pessoa mais velha“, contou, como se o João “fosse um amigo que não se vê há muito tempo“.

Submeteu-se a tratamentos hormonais e confessou: “Tive uma segunda puberdade, mais feminina, no corpo e na mente“. Só em maio passado conseguiu sair à rua vestida de mulher, mas revelou que para já não há cirurgias.

Manuel Luís Goucha anunciou no “Você na TV!” desta segunda-feira, dia 2: “Este homem chama-se João Vaz. Não posso dizer este homem porque, durante 54 anos, esteve preso no corpo errado. E hoje é uma mulher. Apoiada pela sua mulher e pelas filhas. É uma história de sucesso“, disse o apresentador da TVI.

Maria João Vaz será esta segunda-feira convidada de Fátima Lopes.