Atualidade

Bárbara Guimarães optou pelo silêncio para manter a dignidade

Em 2013 foi tornado público que Bárbara Guimarães tinha apresentado uma queixa-crime por violência doméstica contra o marido Manuel Maria Carrilho. Na queixa a apresentadora da SIC acusava Carrilho de agressões físicas continuadas nos últimos meses.  O político desmentiu-a e acusou-a de estar a “atuar como uma pessoa enlouquecida”, por “estar sistematicamente alcoolizada”.

Foi o início de um processo longo e com “consequências devastadoras para mim e para toda a família“, confessou a apresentadora esta terça-feira, dia 6 de outubro, numa entrevista a Júlia Pinheiro, no programa da tarde da SIC.

O “monstro da comunicação social” não ajudou, mas Bárbara optou sempre pelo silêncio, pois “é tudo tão tenebroso que é a minha forma de ter dignidade“, confessou.

A intimidade de uma família é devassada sem dó nem piedade… Eu fiquei assustada“, admitiu, mas foi relativizando, tentando manter-se à tona apesar da revolta porque “tinha que manter uma família sã“.

A terapia foi importante para me conhecer um bocadinho melhor e dizer coisas que nunca disse“, partilhou a apresentadora, reconhecendo ter precisado de ajuda para saber gerir os problemas e orientar os filhos, Carlota e Diniz, na altura com três e oito anos respetivamente.

As crianças “cresceram no meio disto tudo“. “Cresceram nesse turbilhão. A Carlota nunca se apercebeu muito bem, mas o Diniz sim. O que me custa mais é saber as repercussões que terá quando o Diniz for crescido“, lamentou.

Bárbara Guimarães nem teve tempo para se recuperar do embate do divórcio litigioso, sete anos depois “o corpo não aguentou” deu um sinal terrível e foi diagnosticada com cancro da mama. “Eu acho que não consigo mais, não tenho forças“, pensou na altura.

Só agora é que vou sentindo esta serenidade, tranquilidade“, revelou. “Não foi fácil, tive um verão um bocado complicado, em que tive de ultimar algumas questões sobre o fim de um processo (cancro da mama) que determinou os últimos dois anos e sinto-me com essa leveza a enfrentar e querer tanto viver, e aproveitar com mais energia, com vontade de fazer coisas, de continuar e seguir em frente“, acrescentou.

Agora é estar atenta, fazer exames…a zona irradiada ficou muito danificada” explicou Bárbara.

Sobre as suas escolhas amorosas admite que nunca foram as melhores. “Nunca fiz grandes escolhas, nunca fui assertiva nesse capítulo, mas tenho esperança“, brincou.

Terminada uma luta de muitas frentes, Bárbara Guimarães parece ter alcançado o equilíbrio necessário para seguir em frente. Apaixonada pelo empresário e antigo forcado Carlos Pegado, Bárbara assegura que “o amor está ótimo“. “Estou num período em que cuido de mim com muito amor“, garantiu de sorriso rasgado.