Saúde & bem-estar

Aplicação de rastreio à Covid-19 disponível a partir do fim de semana

Entre sábado e domingo, a aplicação portuguesa StayAway Covid chegará às lojas online da Apple e da Google. Esta quinta-feira, durante a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, confirmou que a ferramenta para o rastreio de contactos estará “disponível na próxima semana”.

A adesão não é obrigatória, como destacou a ministra: “Estará disponível para que todos possamos descarregá-la. Todos aqueles que queiram fazê-lo, naturalmente, que como sabem a aplicação é voluntária”.

A aplicação está a ser desenvolvida pelo INESC TEC, desde o mês de abril. Após várias fases de desenvolvimento, a app está desde a semana passada em fase piloto, conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Com recurso à tecnologia Bluetooth não necessitará de dados pessoais dos utilizadores. De forma anónima, a app armazena, através de identificadores, os dispositivos com a aplicação instalada que tenham estado próximos.

Caso alguém que tenha aplicação estiver infetado com o coronavírus, é possível fornecer essa indicação aos registos, sem que o doente seja identificado. Depois disso, os utilizadores cujos dispositivos tenham estado em contacto com uma pessoa infetada receberão a indicação de que podem ter estado nas proximidades de um caso positivo.