Off the record

Faz 39 anos que o mundo conheceu um dos vestidos mais ícones da história

O vestido de noiva da Princesa Diana tornou-se um dos mais famosos no mundo.

O casamento dos príncipes de Gales será um dos mais lembrados na história do Reino Unido, graças em grande parte ao vestido excessivo da noiva, que marcou a moda nupcial.

O casamento foi celebrado no dia 29 de julho de 1981 na Catedral St. Paul, em Londres, perante 3.500 convidados, incluindo representantes de todas as Casas Reais. Foi realizado pelo Bispo de Canterbury que o descreveu como “um conto de fadas”. A cerimónia foi vista na televisão no mundo inteiro por mil milhões de pessoas.

A partir desse dia os holofotes sobre a Princesa do Povo nunca mais se extinguiram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

BODA DE CARLOS Y DIANA. 39 años de la boda del siglo. Ese enlace marcó una época que no volverá. El príncipe más cotizado de aquellos tiempos, el príncipe Carlos de Inglaterra, se casaba en la Catedral de San Pablo con la joven de 19 años, Diana Spencer. Entonces el vestido arrugado de Diana al bajarse del carruaje, fue entonces muy comentado. Los diseñadores David y Elizabeth Emanuel contaban años después que habían pensando en todo, en que fuera una pieza, en la calidad de las telas, en todo menos en el espacio tan reducido del carruaje que llevaría a la novia a la catedral. Al bajarse el tafetán de seda color marfil parecía papel arrugado bordado de exquisitas perlas y cristales. Para su confección se requirió de 140 metros de tul, 10,000 perlas y un encaje de Carrickmacross que había pertenecido a la reina Maria de Teck. La cola medía 8 metros, la más larga de todos los vestidos de una novia de la familia real. Las pruebas y ajustes fueron complicadas porque Diana pasó de la talla 14 a la 10 (73 a 60 cm de cintura) en dos meses. En la enagua fue bordada una herradura de caballo de la buena suerte con hijo de oro de 18 dilates y cubierta de diamantes. Diana de Gales la novia más espectacular de la realeza en la historia. #royalty #royal #royals #royaltyreport #royalfamily #realeza #instaroyals #royalnews #princesadiana #ladydi #ladydiana #princecharles

Uma publicação partilhada por Royalty Report (@royalty.report) a

O filho mais velho da rainha Isabel II casava com uma rapariga tímida e discreta e, pela primeira vez em vários séculos de monarquia, uma plebeia.

Diana quebrou algumas regras e nesse dia não pronunciou a palavra ‘obedecer’ ao fazer os seus votos, mas foi o seu  vestido que ficou na memória.

Um vestido aparentemente excessivo, que custou cerca de 151.000 libras, o que se explica devido às características do design. Feito com tafetá acetinado e renda antiga no decote e mangas, o vestido em tom marfim, tinha dez mil aplicações de pérolas e lantejoulas dispostas em forma de coração. Na estrutura que moldava a saia tinha uma ferradura bordada em ouro de 18 quilates, como símbolo da boa sorte. A cauda sem fim, com quase oito metros de comprimento, e o véu, feito com 140 metros de tule, causaram o impacto desejado, marcou um estilo e ganhou o seu lugar na história.

Os designers responsáveis pela obra, David e Elizabeth Emanuel, conseguiram o objetivo, que a criação fosse registada na história, que fosse do agrado da noiva e que “fosse dramática para causar sensação“.

Todos ficaram fascinados  pelo design de volumosas mangas adornadas com folhos, também recriados no pescoço de corte redondo, no corpo do espartilho e na saia.

Lady Di precisou de fazer 15 provas antes de vestir o seu vestido, pois perdeu alguns quilos e vários centímetros na cintura, o que foi atribuído aos nervos. Outro problema, que só foi percebido no dia do enlace, foi o engelhado do tafetá. Um contratempo que os  designers não conseguiram resolver, pois só perceberam o problema quando Diana chegou à catedral. A razão de não terem previsto a situação é que as provas  foram feitas noutro tecido.

A própria princesa ajudou a acrescentar mais um revés ao vestido de noiva, depois de o ter manchado com perfume antes de sair de casa, quando já não havia tempo para remover e secar a nódoa.

Até ao dia de casamento, não se sabia qual o vestido que a futura mulher do príncipe Carlos usaria. Havia uma segunda opção no caso de a imprensa revelar o modelo.

O vestido foi entregue aos filhos de Diana em setembro de 2014,  como determinava o seu testamento. O documento estipula que o vestido usado em 1981 deve ser entregue aos filhos, quando o mais novo, Harry, completar 30 anos, o que aconteceu no dia 15 de setembro desse ano.

Charles Spencer, o irmão da princesa, ficou responsável durante os 17 anos após a sua morte, pelos cuidados com o vestido. Em 1998, tornou-se a peça central do museu em Althorp, propriedade da família Spencer em Northampton (Reino Unido). Após uma década exposto, foi retirado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

On a day like today but in 1981, Prince Charles married Lady Diana Spencer, it was named as the historical and most expensive royal wedding of all. Today is the 39th anniversary of this wedding that preceded more than half a million people in the UK and worldwide, this marriage only lasted 15 years, this marriage was one of the most scandalous is the British tabloids due to infidelities and misfortunes in marriage. It was one of the most modern weddings, since Diana was the first woman in royalty to write her wedding vows. Tell me It was your turn to witness or watch this wedding on television? #princessdiana #royalwedding #princecharles #britishroyalfamily #houseofwindsor #princewilliam #princeharry #katemiddleton #meghanmarkle #queenelizabeth #royalty #realezabritanica #principecarlos #princesadiana #principesdegales #walesfamily

Uma publicação partilhada por 𝓚𝓪𝓽𝓮 𝓡𝓸𝔂𝓪𝓵𝓼 ♔𝓣𝓱𝓮 𝓒𝓻𝓸𝔀𝓷🇲🇽 (@catherine_windsors_mx) a