Off the record

Luís Buchinho puxa da criatividade para ilustrar a nova realidade

A pandemia chegou e obrigou a fechar loja e atelier, mas não adormeceu o designer. Desenhar foi a resposta de Luís Buchinho à pandemia, resultando num trabalho que merece ser partilhado, até pelas mensagens implícitas.

As ilustrações são a paixão de sempre e foram o que lhe abriu o caminho para a moda, sendo agora base para documentar a atualidade do ponto de vista do criador.

Em março, quando o novo coronavírus passou a ser uma realidade em Portugal, ditando o estado de emergência, Buchinho soltou a criatividade em imagens que mais sugerem capas de revistas desenhadas.

Em cada uma, publicado por Luís Buchinho nas redes sociais, aqueles que nunca deixaram de trabalhar para que nada faltasse aos outros serviram de inspiração. Padeiros, profissionais de saúde, agricultores, lixeiros, camionistas, merceeiros, auxiliares hospitalares ou camionistas ilustram mensagens de resiliência contra o vírus.

Também há o cidadão anónimo que promete ficar em casa e os pensamentos de Luís retratados em outras partilhas, mostrando um lado mais íntimo, mas comum a quem os aprecia.

Luís Buchinho faz este ano 30 anos de carreira, sempre sem esquecer as origens. E, curiosamente, foram os desenhos feitos a partir de livros de banda desenhada ou capas de discos que chamaram a atenção de uma professora que o “obrigou” a seguir design de moda.

Ele seguiu o conselho e não tardou a afirmar-se. As suas coleções, como já o disse, são uma metáfora do que está a viver a nível pessoal, tal como as ilustrações que também costuma imprimir nas propostas de vestuário que assina, numa forma ímpar de comunicar que seduz sem forçar. Veja as imagens: