Atualidade

Homem transexual divulga fotos do parto como sinal de vitória

Yuval Topper-Erez é o primeiro transgénero israelita a engravidar e a dar à luz.

Após um ano e sete meses de dificuldades administrativas, o Ministério do Interior reconheceu os dois pais biológicos da crianças pela primeira vez, soube Ynet no domingo passado. Até ao momento, quando um casal do mesmo sexo era pai de um recém-nascido, a criança era geralmente registada através do uso de uma ordem de adoção.

A solução foi finalmente obtida alterando o género de Yuval para feminino“. Embora não seja a solução ideal, “por enquanto o fato importante é que a criança aparece nos nossos registos, então nós aceitamo-la“, revelou Yuval Topper-Erez.

Para celebrar, o homem decidiu divulgar a produção fotográfica do parto do seu terceiro filho nas redes sociais.

Na legenda das imagens contou, que em princípio eram para ser guardadas como recordação para a família, mas depois pensou que deveria divulgá-las, uma vez que representam duas das causas que mais defende: a normalização do parto domiciliar (também conhecido como parto em casa) e das pessoas trans e não-binárias (um dos muitos termos usados para descrever pessoas cuja identidade de género não é nem inteiramente masculina nem inteiramente feminina) que dão à luz.

Era a minha quarta gravidez e eu esperava o meu terceiro filho. Foi uma gravidez difícil, física e emocionalmente. Sempre gostei de fotografias do nascimento e, decidi que registaria o parto. Naquele momento, pensei que seria apenas um álbum de memórias adorável para mim e talvez para o meu filho, mas, quando vi as fotos, subitamente tive a sensação de que elas precisavam estar lá fora, pois representam muito bem duas causas muito próximas ao meu coração: normalização do parto domiciliar e normalização de pessoas trans e não binárias que dão à luz“, escreveu.

Então, primeiro partilhei-as com meus amigos. E agora estou pronto. Levei um pouco mais de um ano para me sentir pronto para partilhá-las com o mundo, e agora estou publicar o álbum publicamente. Eu sei como imagens significativas como estas poderiam ter sido para mim antes da minha primeira gravidez. O nascimento ocorreu no norte da Inglaterra a 8 de maio de 2019, às 5h55 da manhã, após um trabalho de parto muito rápido e intenso. No entanto, foi um nascimento muito bonito“, contou.

Tive ajuda de duas parteiras surpreendentes, uma que me viu passar por todos os altos e baixos de um aborto, gravidez difícil, parto e período pós-parto, outra que é uma das minhas melhores amigas, uma ama maravilhosa“, prosseguiu, mostrando que também estava presente o marido, Matan Topper-Erez. “Os nossos dois filhos mais velhos foram convidados a juntarem-se a nós para o nascimento, mas optaram por não o fazer e vieram conhecer o novo bebé logo após após o parto“, concluiu. Percorra a galeria de fotos e veja todo o processo do nascimento:

Fotos: Tara Leach