Atualidade

Utente com COVID-19 comemora 100 anos no hospital e tem direito a bolo

Os colaboradores do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) organizaram uma comemoração simbólica do 100º aniversário de um utente internado com COVID-19.

O Sr. Luciano, entrou no serviço de urgência do CHUSJ no passado dia 24 de março aos 99 anos, tendo ficado internado por um quadro de insuficiência respiratória associada a COVID-19, no Serviço de Doenças Infeciosas.

No dia 31 de março, completou 100 anos de vida e os colaboradores do serviço fizeram questão de comemorar esta data tão especial, naturalmente cumprindo com todas as medidas de segurança exigidas, mas com direito a bolo e um presente constituído por um desenho feito pelo filho de uma enfermeira, como se do seu avô se tratasse.

Segundo Marlene Teixeira, enfermeira-chefe do Serviço de Doenças Infeciosas, “é um orgulho enorme fazer parte de uma equipa tão dedicada, que não deixa de prestar um serviço altamente qualificado e humanizado, mesmo perante a situação pandémica que vivemos. O Sr. Luciano mostrou-se muito emocionado e grato com o gesto da equipa“.

De acordo com evolução clínica, e apesar de ser um utente de risco pela idade avançada, prevê-se que possa ter alta a curto prazo, melhorado, com o quadro clínico estabilizado e já centenário.

Informa a nota divulgada pela própria unidade hospitalar no Porto.

Já morreram 295 pessoas em Portugal devido à covid-19, de acordo com os dados da DGS, deste domingo. Segundo a DGS, há mais de 11.278 casos confirmados. 4962 pessoas aguardam resultado laboratorial e 75 pessoas já recuperaram da covid-19.