Atualidade

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam afastamento de cargos reais

Os duques de Sussex anunciaram esta quarta-feira, num comunicado nas redes sociais, que vão deixar de ser membros ‘sénior’ da família real britânica e vão “trabalhar” para se tornarem independentes financeiramente, sublinhando, no entanto, que irão “continuar a apoiar totalmente Sua Majestade, a Rainha“.

Harry e Meghan confessam ter tomado a decisão “depois de muitos meses de reflexão e discussão interna“.

Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas decidimos fazer uma transição este ano e começar a dar passos para chegar a um novo lugar nesta instituição. A nossa intenção é deixar de ser membros ‘sénior’ da Família Real e trabalhar para sermos independentes financeiramente enquanto continuamos a apoiar por completo Sua Majestade, a Rainha. Com o vosso encorajamento, particularmente nos últimos anos, sentimo-nos preparados para fazer este ajuste“, começa por dizer o comunicado.

Agora planeamos dividir o nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar os nossos deveres com a Rainha, a Commonwealth e os patrocínios. Este balanço geográfico vai permitir-nos educar o nosso filho para que aprecie a tradição real na qual nasceu, além de dar espaço à nossa família para se concentrar na próxima etapa, incluindo o lançamento da nossa nova organização de caridade“, pode ler-se na nota.

Desejamos partilhar todos os detalhes desta nova etapa quando chegue o momento, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todos os outros membros. Até lá, aceitem o nosso mais profundo agradecimento pelo vosso apoio“, termina assim o comunicado do sexto membro na linha de sucessão ao trono britânico e da sua mulher, a ex-atriz Meghan Markle, com quem casou no dia 19 maio de 2018.

Recorde-se que o casal já tinham decidido, ainda antes de o filho nascer, que a criança não iria possuir nenhum título real. Assim, Archie Harrison, de 8 meses, continuaria a ocupar uma posição na linha de sucessão da família real britânica, mas, ao contrário dos seus primos George, Charlotte e Louis, não teria o título de príncipe ou princesa.