Atualidade

Morreu ator José Lopes – colegas pedem ajuda para pagar funeral

José Lopes, de 61 anos, mais conhecido pela participação em projetos de teatro e cinema, foi encontrado morto na tenda onde vivia.

Nas redes sociais somam-se homenagens e pedidos de apoio para financiar o funeral do ator. A atriz Ângela Pinto foi uma das colegas que lamentou esta morte através das redes sociais e apelou aos seus seguidores que ajudem a pagar o funeral. José Lopes terá passado os últimos anos da sua vida sem trabalho e sem apoios.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Dói-me no peito… até sempre José Lopes, menino-actor de alma pura. QUEM PUDER AJUDAR… #paísdemerda #paísemcultura #paísemamor #paísindigno #governosdemerda

Uma publicação partilhada por actrizangelapinti (@actrizangelapinti) a

Também Rui Zink se manifestou sobre “o primeiro grande ator” que conheceu e revelou que José Lopes foi encontrado morto, “no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer”.

A atriz Carla Vasconcelos também referiu a morte do colega e a “recolha de donativos para se fazer um funeral, porque ele não tinha para a vida e não tem para a morte”.

O ator teve muitos papéis no cinema e no teatro, sendo dirigido por encenadores como Luís Miguel Cintra e Rogério de Carvalho. Em declarações à SIC, o amigo António Alves Fernandes lembrou que se José Lopes foi aplaudido nos palcos de teatro e nas salas de cinema, mas enfrentou aquela “precariedade que afeta os verdadeiros artistas, os que não se vendem por ‘dá cá aquela palha’. Mesmo na “pobreza extrema”, recusava “com a altivez de um príncipe” a caridade, e o que recebia distribuía por quem estivesse tão mal ou pior que ele.

O velório de José Lopes decorre esta quinta-feira, dia 11, na Igreja de São Cristóvão, Largo São Cristóvão, Mouraria das 17h às 23h. O funeral realizar-se-á na mesma Igreja na sexta-feira, às 15h, e partirá para o Cemitério da Ajuda.