Atualidade

Homens do futebol vieram de todo o lado para último adeus a Jota e a André

Depois de uma sexta-feira de velório, onde milhares de pessoas choraram as mortes do internacional português Diogo Jota, de 28 anos, e do irmão, André Silva, de 25, este sábado foi o funeral, que teve início às 10 horas, na Igreja Matriz de Gondomar.

Homens do futebol vieram de todo o lado para o último adeus a Diogo Jota e a André Silva, que morreram vítimas de um acidente de viação.

Van Dijk e Robertson lideraram uma comitiva do Liverpool, que esteve no funeral e já tinham passado ontem no velório. Incansável, o clube inglês que Jota representava a 5 épocas.

D. Manuel Linda, o Bispo do Porto, presidiu à missa de corpo presente dos dois jovens e na homilia deixou uma mensagem aos três filhos do internacional português.

Queridos Dinis, Mafalda e Duarte, filhos que não estão aqui. Neste momento sofreis imensamente ou talvez não porque não vos apercebeis. Vou rezar muito por vós. Quem sofre muito é a vossa mãe e os vossos avós. Ver os restos mortais de um filho deve ser um tormento maior, mas quando são duas urnas não há palavras. Mas há sentimentos. Estamos aqui para dizer que também sofremos muito. Estamos aqui afetivamente convosco.”

(…) Jesus “também rezou por Lázaro e deu-lhe a vida novamente. É algo semelhante que queremos para o vosso pai e vosso tio. Uma vida nova: vida eterna, paraíso, céu“, prosseguiu.

Estamos aqui por duas razões: solidariedade no amor e porque a fé em Deus nos dá a certeza da vida eterna. Que tenhamos fé e esperança na ressurreição. Esta comunhão de vida faz se pelo batismo e pelas obras. O vosso pai casou 11 dias antes deste acontecimento. Boas obras: ambos subiram na vida pelos seus sacrifícios. Respeitando sempre o seu semelhante.

Pessoas sérias, respeitáveis. Com particular aptidão. A Igreja gosta de desporto. O desporto tem um enorme potencial para agregar pessoas diferentes. Onde se juntam: respeito, disciplina… São muitos os valores do desporto.

Se é difícil ver um adulto chorar, mais difícil é ver uma criança. Mando-vos um especial cumprimento pela vossa mãe e avós. Estou convosco mas Jesus também está convosco“, continuou o Bispo.

A igreja foi demasiado pequena para receber todos os que querem assistir à cerimónia. Houve a possibilidade de escutar a missa por altifalantes do lado de fora da igreja.

Terminada a missa, os caixões seguiram para o cemitério.

Van Dijk e Robertson lideraram uma comitiva do Liverpool que esteve no funeral e já tinham passado ontem, no velório.

A dor dilacerante da família

Ninguém conseguiu segurar as lágrimas e o sentimento de perda era geral, mas a dor dilacerante da família era intensa.

A namorada de André Silva, tal como a mulher de Digo Jota, seguiram atrás do caixão dos respetivos amados, segurando as urnas durante cortejo fúnebre, até às suas últimas moradas.

Uma situação inesperada que apanhou o mundo de surpresa, e que os pais de Jota e André, Joaquim e Isabel Silva, nunca sonharam viver, nem nos piores pesadelos, assim com a viúva, Rute, que terá que arranjar coragem para criar os três filhos que o marido lhe deixou.

Veja a galeria de fotos:

Fotos: Victor Sousa/Movephoto