Atualidade

Cristiano Ronaldo entre as 50 personalidades que marcaram a última década

O ex-presidente norte-americano, Barack Obama, o ministro brasileiro da Justiça, Sérgio Moro, o co-fundador da Uber, Travis Kalanick, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi fazem parte das personalidades que marcaram a segunda década do século XXI, segundo a lista do jornal Financial Times.

O jornal britânico considera que a rivalidade entre os dois jogadores, será coroada como a “maior batalha no futebol de todos os tempos“, e foi um motor determinante na máquina de ‘marketing’ global em que o futebol se tornou, atraindo milhões de novos fãs, em particular na Ásia, abrindo o caminho a contratos bilionários de direitos de transmissão e patrocínios.

A rivalidade intensa entre as superestrelas argentina e portuguesa tomou conta da liga espanhola, Liga dos Campeões e Campeonato do Mundo – e em inúmeros jogos de consola em todo o planeta“, escreve, sublinhando que em nove dos últimos dez anos um dos dois foi considerado o melhor jogador do mundo.

A publicação justificou a escolha de Sérgio Moro, atual ministro da Justiça no Governo de Jair Bolsonaro, pelas suas funções enquanto juiz, quando liderou uma investigação anti-corrupção que dinamitou o “establishment” político da América Latina, e levou à detenção do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, assim como implicou quatro antigos presidentes do Peru.

O jornal escolheu políticos, empresários, atletas e ativistas que “refletem o desenvolvimento” dos últimos dez anos.

A segunda década do século 21 começou com medidas de austeridade para lidar com a desaceleração causada pela crise financeira global e terminou com governos populistas e regimes iliberais em todo o mundo.”

Outros políticos como Putin, Emmanuel Macron, Angela Merkel e os irmãos Koch também figuram da lista.

Na parte de tecnologia e economia, estão Jeff Bezos, Tim Cook, Bill e Melina Gates, Elon Musk, Thomas Piketty, Kylie Jenner e Elizabeth Holmes.

Parte dos escolhidos são empresários do ramo de tecnologia e economia, como estão Jeff Bezos, Tim Cook (Apple), Bill e Melina Gates (Microsoft), Elon Musk (Space-X), Thomas Piketty, Kylie Jenner e Elizabeth Holmes, entre outros.