Atualidade

Rei da Suécia retira títulos dos filhos de Carlos Felipe e Madalena

Foi através de um comunicado que Carlos XVI Gustavo explicou que os filhos de Madalena e os de Carlos Felipe não pertencem mais à Casa Real, portanto, não serão Altezas Reais.

A decisão do rei foi tornada pública esta segunda-feira de manhã. Carlos XVI Gustavo explicou que os filhos de Madalena e Chris O’Neill, os príncipes Leonore, de 5 años; Nicolas, de 4, y Adrienne, de 1 não pertencem mais à Casa Real. No entanto continuarão a ser membros da Família Real.

Mas não são apenas os filhos da princesa que sofreram as consequências desta reestruturação. Os filhos de Carlos Felipe e Sofia da Suécia – Alexander, 3, e Gabriel, 2 – também não poderão desempenhar tarefas no futuro que correspondam aos de um chefe de estado.

As crianças continuarão a usar os títulos nobres que o avô lhes concedeu. O príncipe Alexander permanecerá duque de Södermanland; Príncipe Gabriel, duque de Dalarna; Princesa Leonore; Duquesa de Gotland; Príncipe Nicolas, duque de Ångermanland e princesa Adrienne, duquesa de Blekinge.

Assim, dos sete netos dos reis, apenas dois permanecem dentro da Casa Real: Estelle e Oscar.

Carlos Felipe e sua irmã Madalena continuarão a trabalhar nas suas fundações e continuarão com as atividades e atos sem fins lucrativos dos quais participam regularmente. A rainha Silvia e os príncipes da Coroa Vitória da Suécia e o seu marido, o príncipe Daniel, continuarão a ser os principais representantes da Suécia no país e no exterior.