Atualidade

Drama “King Charles III” causa polémica por usar fantasma da princesa Diana

A conhecida história ficcional “King Charles III”, que tem como personagens os membros da família real britânica, foi adaptada para teatro em 2014 pelo escritor Mike Bartlett, e chegou a receber o prémio Olivier de Melhor Nova Peça.

No entanto, a nova adaptação da peça para televisão, dirigida por Rupert Goold, está a causar controvérsia e poderá não ser bem recebida pelo público. A história ocorre após a morte da rainha Isabel II, já com o príncipe Carlos no papel de rei, e é vivida durante uma extrema crise constitucional, onde mostra uma Kate Middleton implacável que não descansa até destituir o rei do poder para que o marido, William, suba ao trono.

Algumas das cenas mais polémicas incluem um tiro no caixão da rainha para que seja aberto, duas aparições do fantasma da princesa Diana, e Camila Parker Bowles a dar estalos na cara do príncipe William.

Kate Middleton na companhia do príncipe William

Estas cenas fizeram com que alguns atores tivessem recusado participar em “King Charles III”, por recearem que isso pudesse “afetar o seu futuro relacionamento com o sistema de honras” e colocar em risco possíveis títulos de cavaleiro ou dama, segundo afirmou o diretor do projeto, Rupert Goold.

Goold afirmou que o programa continha questões de “maior sensibilidade”, mas que algumas cenas tinham sido alteradas pois iriam ser transmitidas pela BBC e poderiam comprometer a emissora nacional.

“A questão de maior sensibilidade era sempre como o funeral da Rainha seria apresentado e o que isso significaria para uma BBC que cobre tais eventos na realidade”, explicou.

O príncipe Carlos e a mulher, Camila Parker Bowles

Embora bem recebido pelos críticos no palco, Rupert Goold admitiu que a versão da BBC seria mais controversa. “O público da TV é muito maior e mais amplo”, afirmou o diretor, que espera que as pessoas entendam que a história é apenas ficção e não um facto.

A BBC referiu que o Palácio de Buckingham estava “ciente” da produção, mas que se recusou a comentar sobre se eles discutiram o programa com os conselheiros. O Palácio de Buckingham não quis prestar publicamente quaisquer declarações sobre o tema.

O ator Tim Pigott-Smith, que deu vida ao rei Carlos III, morreu repentinamente no mês passado, antes que a versão televisiva pudesse ser transmitida.

“King Charles III” tem estreia prevista na BBC2 para o dia 10 de maio, às 21h00.