Lifestyle

Bragança dá as boas-vindas ao outono com atividades para toda a família

O outono chegou e com a nova estação regressam também as rotinas, o cair das folhas das árvores, a temperatura mais amena e a vontade de aproveitar os fins de semana para fazer atividades em família.

As cores e os sabores desta estação dão a Bragança uma beleza ímpar e transformam este concelho num destino com particular interesse. O excecional mosaico de paisagens convida a agradáveis passeios na natureza e na cidade há atividades, para todas as idades e gostos.

Cultura
Visitar o novo Museu Nacional Ferroviário de Bragança
O caminho-de-ferro de Bragança foi inaugurado a 1 de dezembro de 1906 e constituiu um marco fundamental na história da cidade. Foi um importante meio para estabelecer trocas comerciais e para o transporte de pessoas, convertendo viagens até ao Porto e Lisboa, e outras vilas e cidades vizinhas, que demoravam dias, em algumas horas. No entanto, e apesar de constituir uma mais-valia para a região, menos de um século, depois a linha foi encerrada. Atualmente, após obras de requalificação, o Museu Nacional Ferroviário de Bragança presta uma homenagem a uma infraestrutura que marcou a história da cidade e da região e a quem contribuiu para que assim fosse possível.

O novo Museu Nacional Ferroviário de Bragança está localizado no centro da cidade e pode ser visitado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de terça-feira a domingo.
Morada: Rua da Estação 1 5300, 5300-141 Bragança

Exposições
“O Têxtil na Arte-Textile in Art”, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Bragança acolhe uma extensão da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – Contextile 2018, ‘O Têxtil na Arte-Textile in Art’. A mostra, com uma seleção de artistas, que representam a produção artística na relação da arte com o têxtil, está patente até 16 de novembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

Trás-os-Montes, outrora zona privilegiada de sericicultura e indústria têxtil, encontra no distrito de Bragança um importante incentivador deste género de produção que teve no século XVIII um forte impacto social e económico na região.

A curadoria da exposição ‘O Têxtil na Arte-Textile in Art’ é da responsabilidade da Contextile e reúne 11 artistas, entre os quais Ana Fernandes, Carolina Sales Teixeira, Cláudia Melo (Menção honrosa na Contextile 2012), Colectivo XP, Isabel Quaresma, Joana BC, Krista Leesi (Prémio ASM 2018), Leni van Lopik, Luísa Ferreira, Rute Rosas e Xai.

Exposição “Património da Humanidade na bacia hidrográfica do Douro – fotografias de António Sá”
Se gosta de fotografia, a Exposição “Património da Humanidade na bacia hidrográfica do Douro” – fotografias de António Sá”, no Centro de Fotografia Georges Dussaud é um programa a não perder.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 até dia 16 de novembro na Rua Abílio Beça 77, 5300-252, Bragança. A entrada é gratuita.

Ar livre
A magia do Parque Natural de Montesinho no Outono
Poucos territórios possuem biodiversidade tão rica como o Parque Natural de Montesinho, situado às portas de Bragança. Observar um grupo de veados junto à estrada, escutar o uivar de um lobo, observar aves raras, como a águia-real, ao mesmo tempo que se desfruta de um sem número de paisagens incríveis é, sem dúvida, um privilégio. Se gosta de explorar o meio circundante, há inúmeros trilhos para passeios a pé ou para a prática de BTT em cenários de arrebatadora beleza.

Gastronomia
8.ª Feira Internacional do Norte – Feira Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2019
Se já está a pensar fazer uma escapadinha no fim de semana grande de novembro, saiba que Bragança recebe a Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha de 31 de outubro a 3 de novembro, um evento imperdível e que reúne os primeiros sabores do outono.
O certame, com tradição e dimensão ibérica permite, ao longo de quatro dias, degustar a gastronomia de excelência da região e, em particular, os três produtos emblemáticos desta época na região: a caça, a pesca e a castanha. Além disso, não faltam atividades lúdicas e desportivas em que pode participar.