Cultura

Afonso Reis Cabral vence Prémio Saramago 2019

O escritor Afonso Reis Cabral, de 29 anos, é o vencedor da 11ª edição do Prémio José Saramago – atribuído de dois em dois anos pela Fundação Círculo de Leitores – no valor de 25.000 euros, pelo seu romance “Pão de Açúcar”.

O prémio, atribuído desde 1999, distingue uma obra literária no domínio da ficção, em língua portuguesa, por um escritor com idade não superior a 35 anos.

“Pão de Açúcar” foi editado no ano passado, e descreve um caso verídico que aconteceu no Porto, o assassinato da transexual Gisberta, em 2006.

O escritor é trineto de Eça de Queiroz e o mais jovem vencedor do galardão.

Afonso Reis Cabral venceu, em 2014, o Prémio LeYa, com o romance “O Meu Irmão”. Em 2017 recebeu o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, na categoria de Promessa, e, em 2018, o Prémio Novos, na categoria de Literatura.

“Pão de Açúcar”, publicado no final do ano passado, é o seu segundo romance e “Leva-me contigo” é o seu mais recente livro.

O nome de Afonso Reis Cabral junta-se agora ao de Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks, que viram também livros seus premiados com este galardão.