Televisão

Discovery Channel celebra este fim de semana o 50º aniversário da chegada do homem à lua

A 20 de julho de 1969 o mundo assistiu a um momento histórico com “um pequeno passo para o homem mas um grande passo para a humanidade”.

O astronauta norte-americano Neil Armstrong, comandante da missão Apolo 11, tornou-se no primeiro homem a pisar a lua. Um acontecimento extraordinário, que completa agora meio século e que o Discovery Channel comemora com uma programação especial no fim de semana de 20 e 21 de julho. ‘Apollo 11: Os ficheiros esquecidos’ e ‘Os mistérios da Ida à Lua’ são o ponto alto desta comemoração, revelando imagens e informações inéditas de um dos maiores feitos alguma vez alcançados pelo ser humano.

Vimos as imagens milhões de vezes na televisão. A chegada da nave Apollo 11 e os primeiros passos de um ser humano, o astronauta Neil Armstrong, na superfície da Lua, a 20 de julho de 1969. O sonho da América de ser o primeiro país a enviar o homem à Lua tornou-se realidade, depois de anos de obstáculos e desafios, durante a corrida espacial que opôs durante décadas Estados Unidos e União Soviética. Quando se cumprem 50 anos da chegada do homem à Lua, o Discovery Channel comemora este grande acontecimento mundial com uma programação especial no sábado 20 e no domingo, 21 de julho.

Para celebrar este tão importante aniversário, o Discovery Channel estreia a nível mundial dois documentários inéditos: ‘Apollo 11: os ficheiros esquecidos’ (sábado, 20 de julho às 21 horas) e ‘Mistérios da ida à Lua’ (domingo, 21 de julho às 21 horas).

Antes dos documentários, a partir das 19 horas, os espetadores poderão acompanhar novos episódios de ‘NASA, Ficheiros secretos’, a série que mostra as mais impressionantes imagens do Universo, captadas pela agência espacial norte-americana.

‘APOLO 11: OS FICHEIROS ESQUECIDOS’
Sábado, 20 de julho, a partir das 21 horas, o Discovery Channel estreia o documentário ‘Apollo 11: Os ficheiros esquecidos’. Durante duas horas, os espetadores ficarão a conhecer toda a história de uma das missões mais audazes e importantes da história mundial. O programa, que inclui imagens nunca antes divulgadas, revelará algumas das informações mais relevantes da missão Apollo 11, que terminou com a chegada à Lua, em 1969. Na expedição estiveram envolvidos milhares de cientistas, engenheiros e astronautas que conseguiram um dos maiores sucessos da história dos Estados Unidos. Para fazer este documentário, foi usado material procedente dos Centros de Investigação da NASA, dos arquivos nacionais e de relatórios oficiais da época.

‘Apolo 11: Os ficheiros esquecidos’ oferecem aos espetadores uma viagem à exaustiva preparação que foi necessária para enviar seres humanos à Lua. Os conteúdos inéditos mostram, passo a passo, como milhares de profissionais dedicaram as suas vidas a realizar este sonho, que terminou com a aterragem da Apollo 11 em solo lunar, a mais de 250.000 milhas de distância.

‘MISTÉRIOS DA IDA À LUA’
‘Mistérios da Ida à Lua’ arranca no Discovery Channel no domingo, 21 de julho, às 21 horas. Composta por seis episódios, a série procura a prova definitiva de que a aterragem dos primeiros seres humanos na Lua, se realizou de forma segura. Ao longo do programa, uma equipa de especialistas acompanhados de várias testemunhas tentará comprovar este feito, ao mesmo tempo que apresenta novas teorias e provas que podem contradizer o que tomamos como certo.