Televisão

Discovery Channel reabre investigação de crime

O Discovery Channel apresenta na segunda-feira, dia 4, às 21h00, um documentário único que segue a investigação real de um crime ocorrido no estado de Louisiana há 18 anos. O ambiente espetacular refletido na primeira temporada da grande ficção da HBO – “True Detective” – é elevado a um grau superior na nova estreia “Killing Fields”.

Esta é uma produção de seis episódios assinada pelos reputados Tom Fontana (“Oz”, “Homicídio”) e Barry Levinson (“Rain Man” e “Good Morning Vietnam”). Nesta série documental, todos os espetadores vão poder viajar até ao estado de Louisiana para acompanhar o detetive Rodie Sánchez na reabertura de um caso real que foi encerrado há 18 anos sem conclusão.

Em 1997 foi encontrado no pântano de Iberville Parish, situado a 24 quilómetros de Baton Rouge, a capital do estado, o corpo mutilado e em avançado estado de decomposição de Eugenia Boisfontaine, uma jovem de 34 anos vinda de uma família rica. Naquele momento, Sánchez não foi capaz de resolver o crime mas, durante todos estes anos, o caso continuou às voltas na sua cabeça, especialmente depois de ter prometido à mãe da vítima que ia encontrar o assassino.

KillingFields_S1_Episode2

Agora reformado, Sánchez conseguiu permissão para voltar à ação e reabrir o processo. Tem esperança de que, com as melhorias nos testes de ADN, a tecnologia de ponta dos dias de hoje e com uma equipa de jovens detetives qualificados, como Aubrey St. Angelo e Leslie Bradford, as coisas sejam diferentes.

A exuberante vegetação desta região do Louisiana e os peculiares protagonistas dos acontecimentos parecem retirados de uma pantanosa série de Hollywood, e podem levar a pensar que “Killing Fields” é uma ficção tirada de um grande policial. No entanto, trata-se de um documentário sobre acontecimentos e pessoas reais, gravado em tempo real e sem garantias de qual será o resultado final da investigação.