Atualidade

Morte de finalista do concurso Miss Itália deixa país em choque

Foi a organização do concurso de beleza que se encarregou de comunicar publicamente a trágica morte de Veronica Sogni, finalista do Miss Itália em 2009, que não resistiu a um cancro.

A jovem, que era um rosto bem conhecido do público italiano, já que participou também noutros programas televisivos, como o Fator X, foi diagnosticada com a doença três anos antes de concorrer a Miss Itália, quando já percorria o sonho de ter uma carreira como modelo. Tornou-se, por isso, num símbolo da luta contra o cancro, rapando o cabelo e continuando a posar para as objetivas sem qualquer complexo. Veronica assumia que não tinha qualquer vergonha do seu estado, procurando dar visibilidade à doença, mas também aos efeitos secundários dos seus tratamentos, como a quimioterapia.

“Nunca senti vergonha. Na verdade, aprendi a gostar de mim também”, partilhou Veronica frequentemente em entrevistas à imprensa.

Apesar de não ter sido a vencedora da edição do concurso em 2009, tornou-se uma figura querida e um rosto reconhecido por parte dos italianos, não só pelos trabalhos no mundo da moda, mas também pelas suas qualidades de canto e interpretação, que mostrou no programa de talentos Fator X.

Após mais de quatro anos a batalhar contra o cancro que se instalou no fígado, Veronica acabou por morrer, deixando o país em estado de choque. No comunicado emitido pela organização do concurso Miss Itália, a jovem foi descrita como uma sonhadora (tal como significa o seu apelido, “Sogni”) e uma menina muito doce. Amigos, familiares e muitos admiradores não esconderam a tristeza da notícia, prestando-lhe últimas homenagens.