Atualidade

Famosos juntam-se à Dodot e à XXS no mês da prematuridade

A marca Dodot e a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro uniram-se para celebrar o mês da prematuridade num workshop, que contou com a presença de várias figuras públicas e assinalou uma doação de 20 mil euros à associação sem fins lucrativos.

Com o objetivo de sensibilizar para o tema da prematuridade e homenagear famílias e bebés prematuros, a marca DODOT organizou, em parceria com a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, um workshop dedicado ao momento da muda da fralda, que contou com a participação de algumas caras bem conhecidas dos portugueses.

Em Portugal, o índice de bebés prematuros tem vindo a aumentar nas últimas décadas, atingindo uma média de 7.000 nascimentos, por ano, antes das 37 semanas. Isto significa que um em cada 13 bebés que nasce em território nacional é prematuro.

As necessidades dos bebés prematuros são muito especificas, uma vez que, devido ao seu tamanho pequeno, gestação incompleta e pele delicada, a sua fragilidade é maior do que a de um recém-nascido de um parto a termo.

A pensar nestes “pequenos lutadores”, a marca DODOT investiu já mais de 10 mil horas em I&D e realizou 100 entrevistas a enfermeiros neonatais para criar as suas fraldas mais pequenas: as DODOT Sensitive Prematuro. Estas fraldas serão doadas a hospitais para satisfazer as necessidades dos bebés prematuros que permanecem internados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais. Mais de 200 mil unidades serão entregues em exclusivo aos hospitais portugueses.

Neste âmbito, a atriz Inês Herédia, que está presentemente grávida de gémeos, a apresentadora Carolina Patrocínio, mãe de três meninas, Sara Esteves Cardoso, Lúcia Garcia, Pedro Ribeiro e a mulher Rita Rugeroni, Sofia Correia, Cleia Almeida, Adriane Garcia, entre outras figuras públicas participaram num workshop que contribuiu para dar visibilidade ao tema da prematuridade.

O workshop foi ministrado por uma enfermeira e uma terapeuta neonatais, profissionais que conhecem a realidade dos bebés e famílias prematuros e expressam a importância de cuidados específicos. Veja as fotos: