Televisão

The Voice: As provas cegas continuam a fazer rodar as cadeiras

Esta semana, os mentores continuam a procurar as melhores vozes para as suas equipas. Conheça os novos talentos que se destacam The Voice Portugal:

Bárbara Parreira, 21 anos, Setúbal, SIM | Mentor: Anselmo Ralph
Bárbara é estudante de Medicina no 3o ano. Vive com os pais e o irmão mais velho. “É uma casa de médicos!”. A mãe é cardiologista, o pai é radiologista e o irmão ainda não tem especialidade. Bárbara diz que está em medicina para garantir uma vida estável. Arrepende-se de não se ter dedicado à música mais cedo.

Sempre cantou em casa, mas quando cantou pela primeira vez no coro da escola, houve quem não gostasse da voz dela. “Lembro-me de me dizerem que eu cantava mal!”. Maistarde foi para uma escola privada onde havia um grupo de teatro musical. “Aí disseram que cantava bem e ganhei mais confiança!”.

No ano passado esteve numa banda de rock mas diz que não resultou porque nunca se conseguiam juntar para ensaiar. Agora formou um duo de jazz com um amigo. Tocam covers.

Gabriel Gomes, 21 anos, Vila Nova de Gaia, SIM | Mentor: Mickael Carreira
Vive com os pais. Tem uma irmã que vive em Amesterdão. O pai é músico e dá aulas de piano. Interessou-se pelo canto quando o pai, na véspera de Natal, ofereceu um álbum do Michael Bublé à mãe. Ouviam muito no CD no carro e ele cantava só por cantar. Até que a mãe reparou que ele chegava bem às notas. A mãe dá-lhe sempre forças para continuar a tentar a sua sorte no mundo da música.

O Francisco chegou a estudar informática, mas não gostou do ambiente. Tem curso concluído de instrumentista de jazz, Bateria no conservatório de música da Jobra (em Albergaria-a-Nova). Diz que sente-se livre a tocar bateria. É baterista na banda da Cláudia Pascoal (Morhua). Também já tocou violino, xilofone, violoncelo e piano.
Quando estava no Conservatório começou a ouvir Chet Baker e isso despertou qualquer coisa. Começou a cantar mais. Mentor preferido: Aurea (identifica-se mais com o registo dela).

Anna Ermakova, 28 anos, Oeiras, SIM | Mentor: Aurea
A Anna é russa e está em Portugal há 2 anos e meio. Quando visitou Portugal pela primeira vez decidiu que era aqui que queria viver. Diz que aqui se sente em casa. Vive com o marido, Mikhail e com o seu cão, Piri-piri, um rafeiro que encontrou num canil em Cascais.

A Anna é gestora, trabalha numa empresa imobiliária e faz a ponte com os investidores russos. Na Rússia, tirou Economia Política, com especialização em Matemática. Também estudou música lá, mas nunca o fez profissionalmente. Foi animadora de karaokes, agora canta numa banda: Tea Motion (Trio Ermakova Anna) e às vezes canta em aniversários e casamentos de pessoas de Leste.

A mudança de país foi difícil, especialmente no primeiro ano. Teve de fazer limpezas e foi guia turística até encontrar um emprego fixo. No entanto, as pessoas sempre foram muito simpáticas com ela e nunca sofreu qualquer tipo de preconceito.

O primeiro programa que viu na televisão portuguesa foi o The Voice Portugal e começou a estudar português através do programa. A primeira palavra que aprendeu foi “brutal”. Adora a Marisa Liz e já foi a 5 ou 6 concertos dela.

Alicia Correia, 17 anos, Felgueiras, SIM | Mentor: Mickael Carreira
A Alicia vive com a mãe e o irmão. “Somos bastante felizes e próximos”. A mãe é comerciante de têxteis-lar e o irmão está desempregado. A Alicia já participou no The Voice Kids, era da equipa da Raquel Tavares. O seu irmão já participou no The Voice Portugal, era o Diogo Correia do mentor Mickael Carreira. Voltou ao The Voice porque é isto o que quer fazer da vida. Desde o Kids mudou muita coisa, principalmente a sua forma de pensar.

Neste momento está no 11o ano no curso de ciências e tecnologias. Gostava de ir para a universidade, mas não sabe o que seguir.

Francisca Gomes, 26 anos, Cascais, SIM | Mentor: Mickael Carreira
A Francisca vive perto do Guincho com os seus pais. “Mesmo muito perto do mar que eu adoro, não consigo estar um dia sem mar.” O pai trabalha em projetos de investimento e a mãe era administrativa, mas quando a Francisca era pequena decidiu que queria cuidar da família. Além da Francisca ser uma peste, tinha mais duas irmãs: a
Ágata e a Rebeca. A Ágata é a nutricionista Ágata Roquette que escreveu o famoso livro “Dieta dos 31 Dias”. A Rebeca está grávida, vive no Luxemburgo e não a vê desde o Natal. Além disso, tem duas sobrinhas lá. Cá também tem dois sobrinhos filhos da Ágata. Diz que com a Ágata tem uma relação de amizade e com a Rebeca é mais uma relação de mãe e filha.

Soraia Cardoso, 19 anos, Alcouce, SIM | Mentor: Aurea
A Soraia é filha única e vive com os pais. A mãe é empregada de balcão e o pai mecânico de máquinas agrícolas e presidente da junta de freguesias local.

É estudante e está no primeiro ano da licenciatura de Gerontologia Social. O seu género musical favorito é Fado. Costuma cantar em tascas, cafés, restaurante e em todos os locais em que se pode cantar fado. Faz parte de um grupo de fados, mas muitas vezes canta sozinha. Começou a cantar na missa e na escola. Aos 16 anos participou num concurso musical em Condeixa-a-Nova e desde aí tudo mudou. Começou a ter aulas de canto e foi
convidada a integrar o grupo de fados.

Foi uma amiga que a incentivou a inscrever no The Voice Portugal. Sofreu de bullying. No entanto conseguiu ultrapassar os seus medos, aceitando-se como é. O fado ajudou-a bastante.

Nuel, 32 anos, Porto, SIM | Mentor: Anselmo Ralph
O Emanuel vive com os pais e avós paternos em Vilar do Paraíso. Há pouco tempo os pais abriram uma pastelaria e uma tabacaria. A carreira do Emanuel começou num programa de televisão, quando fazia parte do
grupo musical residente. Aos 21 anos participou na 3a edição da Operação Triunfo. A partir daí esteve na RTP
como cantor residente, fez “A Minha Geração”, foi protagonista de uma série juvenil e fez o “Dança Comigo no Gelo”. Aí conheceu o Joaquim Monchique que o convidou para ser seu filho na peça “Mais Respeito que sou Tua Mãe”. Esteve mais de um ano em cena e quando ia novamente assinar um contrato desistiu pois sofreu de síndrome de pânico. Foi aqui que voltou para a casa dos pais. Arrepende- se até hoje porque sente muita falta deste mundo.

Nos últimos anos apenas fez participações esporádicas em telenovelas. O seu último trabalho foi em 2016. Tem estado sempre a ajudar os pais, mas a sentir-se mal, por ter largado tudo. Regressar agora é um pânico, porque vai novamente ser avaliado depois de já ter conquistado tudo. Regressar é a sua procura “de estar vivo”.

David Dias, 27 anos, Braga, SIM | Mentor: Marisa Liz
O David é professor de canto. Dá aulas na Valentim de Carvalho (no Porto), NUGUEL Music (Braga) e Arts Academy (Barcelos).

Vive sozinho. Irmãos emigraram (irmão para Londres, irmã para Dinamarca). Os pais estão no Brasil numa missão religiosa. Os pais e os irmãos são mórmons. O David cresceu nesse ambiente, mas aos 18 anos percebeu que não se identificava com a religião e saiu. Não foi fácil no início para os pais e irmãos, mas diz que agora já lidam bem com a situação.

David fez formação em Música Clássica. Licenciou-se em Canto Lírico, mas depois distanciou-se desse registo no Mestrado. Toca piano, guitarra e violino (não faz questão de tocar). Neste momento tem uma banda de originais no registo pop folk (We Find You)

José Pestana, 31 anos, Porto, SIM | Mentor: Mickael Carreira
O José vive sozinho, no Porto. Consegue viver da sua voz. Faz vozes para desenhos animados, locuções e videojogos. Além disso, costuma tocar sozinho. Não tem uma banda porque isso prejudica o cachet. Acha que, por causa da internet, as pessoas não dão muito valor à música. Já ninguém vai a um local onde haja música ao vivo para ir ouvir música. Simplesmente calha ir àquele sítio, por isso o José acha que quando dá concertos tem logo de conquistar as pessoas.

É licenciado em som e imagem pela Católica no Porto. Encara este programa como
trabalho. Vive sozinho há 6 anos, anteriormente vivia com o pai. Faz desporto: crossfit, paddle, jogging, squash e ténis. Neste momento está a delirar com o crossfit e adora jogos de computador. É amigo de quase toda a comunidade musical no Porto (jam sessions e etc.).

Nicole Silva, 36 anos, Silves, SIM | Mentor: Marisa Liz
A Nicole vive da música. Canta em bares, hotéis, restaurantes, etc. Está no mundo da música há cerca de 20 anos. O pai e o irmão também estão no mundo da música. Os três cantam no circuito de bares e hotéis no Algarve (cada um com a sua banda).

Vive com o namorado e com o irmão. A família é pequena e a mãe já morreu. A mãe e a avó paterna também cantavam. É uma família muito ligada à música. Os pais estiveram emigrados na Alemanha e voltaram para Portugal quando a Nicole tinha 2 anos. Fez o 12o ano e desde então já trabalhou em vários sítios, mas a música
esteve sempre presente. Dos sítios em que trabalhou, destaca a FNAC (gostava de estar na zona dos discos e dvds de música) e ter trabalhado na assistência técnica da TMN (não gostava de enfrentar as reclamações dos clientes).

Uma amiga convenceu-a a participar no The Voice Portugal. Gosta de fotografia. Pratica stand-up paddle, ginásio, patins em linha.