Atualidade

Casa real da Noruega anuncia que Mette-Marit sofre de fibrose pulmonar

A princesa Mette-Marit, de 45 anos, mulher do príncipe herdeiro Haakon, foi diagnosticada com fibrose pulmonar, divulgou em comunicado a casa real norueguesa.

O povo norueguês está chocado com a revelação sobre o estado de saúde da herdeira ao trono.

“Durante alguns anos tive problemas de saúde e agora sabemos o motivo”, disse a princesa no comunicado. “Isto vai fazer com que a minha capacidade de trabalho varie. O príncipe e eu decidimos informar-vos porque, de agora em diante, pode ser necessário planear períodos sem atividades oficiais”.

“Contente” pela doença ter sido diagnosticada “a tempo”, Mette-Marit vai realizar os tratamentos no Hospital do Reino, em Oslo, em colaboração com médicos estrangeiros.

“A fibrose pulmonar é uma doença rara, em que ocorre cicatrização do tecido pulmonar, com espessamento e rigidez”. “Numa fase inicial da doença, podem não estar presentes quaisquer sintomas. Contudo, à medida que a fibrose evolui, torna-se cada vez mais evidente uma falta de ar [dispneia] desencadeada pela atividade física [por exemplo, com o andar], que progride e acaba por se manifestar com a tarefas tão simples como o tomar banho, vestir ou falar”, explica a Federação Portuguesa do Pulmão

Mette-Marit e o príncipe Haakon têm dois filhos, Ingrid Alexandra, de 14 anos, e Sverre Magnus, de 12. A princesa tem ainda outro filho de uma relação anterior.