Atualidade

Protagonistas da moda revivem evento Gastronómico 20 anos depois

A história repetiu-se e, duas décadas volvidas, Paulo Sassetti conseguiu juntar novamente vários criadores de moda à volta das panelas.

Na tarde deste sábado, o Hotel Tryp Lisboa Aeroporto, transformou-se na passerelle gastronómica, para os estilistas apresentarem as respetivas propostas no prato.

A iniciativa recriou aquela que o diretor da unidade hoteleira também organizou em 1998, desafiando várias figuras da moda a mostrarem dotes culinários a serem degustados pelos convidados.

Para Sassetti, foi “a realização de um sonho”: “Decidi assinalar a data com a reunião destas pessoas que fizeram parte do meu percurso profissional e pessoal num acontecimento semelhante ao anterior, onde podemos perguntar: 20 anos depois… o que mudou?”.

E a verdade é que o anfitrião foi motivado por todos aqueles que lhe pediam a repetição e que aceitaram o convite com especial agrado. “Quando falo com algumas pessoas que já faz 20 anos que fiz o evento, todos diziam que giro e eu pensei, se eles acham giro vamos organizar. Quando lhes disse que ia avançar ficaram todos contentes”, confessou Paulo Sassetti, nitidamente satisfeito com a adesão.

Nuno Gama, Maria Gambina, Miguel Vieira, Pedro Miguel Ramos e José Agualuza, foram alguns dos que tinham estado na ação há duas décadas e voltaram para a recordar.

Miguel Vieira confecionou um robalo no forno com batata, pimento, groselha e hortelã, assumindo que é muito mais fácil criar vestidos do que cozinhar. O estilista sanjoanense que prepara a apresentação da sua coleção, no próximo fim-de-semana, na Milão Fashion Week, viajou propositadamente para estar presente. “Achei que era muito importante vir cá e fazer parte de uma fotografia que fiz há vinte anos. Tive sorte de fazer parte desse registo”, frisou.

João Rolo, Ana Salazar, Afonso Vilela, a dupla Storytailors e Fernando Nunes, foram os outros que se somaram a esta aventura. As suas receitas, juntamente com aquelas de quem não conseguiu estar presente – como Fátima Lopes, José António Tenente, Anabela Baldaque, Gio Rodrigues, Katty Xiomara, Nayma Mingas e Ana Borges -, compuseram um menu cheio de criatividade e glamour que estará disponível durante a Semana Gastronómica da Moda, entre 10 a 17 de junho, no Hotel Tryp.

As iguarias foram aprovadas por alguns conhecidos da nossa sociedade, como Helena Ribeiro, Henriqueta Paredes, Carla Baía, Cláudia Jacques, Lili Caneças ou José Carlos Pereira, num sunset bastante animado e que promoveu interessantes reencontros. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba