Moda

ModaLisboa: Desfiles da 43.ª edição arrancam hoje

Os desfiles da 43.ª edição da ModaLisboa, onde serão apresentadas coleções para a primavera do próximo ano, decorrem entre hoje e o próximo domingo no Pátio da Galé sob o tema “Legacy”.

Ao todo, durante três dias, serão apresentadas as coleções de 13 designers de moda portugueses, dois estrangeiros (um francês e um polaco), uma marca brasileira e de 12 jovens (quatro deles em duplas), estes no âmbito da plataforma Sangue Novo, mostra de novos talentos.

No calendário da iniciativa para esta edição destaca-se a estreia na ModaLisboa de Carlos Gil, criador do Fundão que, desde 2006, é responsável pelo guarda-roupa da mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva.

Sob o tema “Legacy” (“Legado”), os desfiles arrancam pelas 18h00, no Pátio da Galé, com a plataforma Sangue Novo.

Num desfile coletivo, 12 jovens designers de moda, oito em nome individual (Olga Noronha, Catarina Oliveira, Inês Duvale, Juliana Cunha, Nair Xavier, Cristina Real, Andrea Lazzari e Joaquim Correia) e quatro em dupla (Banda, de Aloísio Rodrigues e Tiago Loureiro, e Rua 148, de Elisa Boto e Francisca Veiga) vão apresentar as suas criações.

Na sexta-feira são ainda apresentadas as coleções de Alexandra Moura e Ricardo Preto, esta última nos Paços do Concelho.

Para sábado estão marcados os desfiles dos convidados desta edição, o francês Christophe Sauvat e o polaco Michal Szulc, da marca brasileira Cia. Marítima e dos portugueses Ricardo Andrez, Filipe Faísca, Luís Carvalho, Carlos Gil e Miguel Vieira (coleção de homem).

No domingo, são apresentadas as coleções de Dino Alves, Pedro Pedro, Valentim Quaresma, Saymyname, Kolovrat, Miguel Vieira (mulher) e Nuno Gama.

Esta edição da ModaLisboa volta a contar com o apoio da Câmara, que, além da cedência de espaços, contribui com uma verba.

A 30 de janeiro foi aprovado um novo protocolo de cooperação entre a Câmara e a Associação ModaLisboa, que prevê a realização de seis edições (duas em 2013, duas em 2014 e duas em 2015).

O financiamento da autarquia a esta edição, tal como na anterior, é de 317.500 euros.

A 43.ª edição fica também marcada pela ausência dos criadores Nuno Baltazar, Luís Buchinho e Aleksandar Protic, presenças habituais no certame.

Moda Lisboa