Atualidade

Paulo Salvador apresenta livro com apoio de Clara de Sousa

Após o lançamento de “Mesa Nacional” em Lisboa, Paulo Salvador apresentou o livro no Porto e contou com o apoio da amiga Clara de Sousa. Apesar de trabalharem em estações “rivais”, a pivô da SIC aceitou de imediato o convite para falar sobre a obra. “Eu e o Paulo somos amigos de ocasiões especiais há mais de 20 anos e temos esta paixão em comum, que é a culinária”, explicou à Move Notícias a jornalista da estação de Carnaxide. Em jeito de brincadeira Clara de Sousa disse que sobre “Mesa Nacional” só tinha uma coisa a dizer: “Ir é o melhor remédio” (em referência à rubrica do “Jornal da Noite” da SIC sobre gastronomia e viagens).

Este livro surgiu das reportagens que o jornalista realizou para a TVI durante o mês de agosto e que foram emitidas no “Jornal das 8”: “Nasceu de uma ideia minha, que era percorrer o país nas estradas secundárias e encontrar locais inesperados. O sucesso que houve na televisão levou-me a acreditar que era possível fazer um livro, pois as pessoas passavam a vida a ligar-me para perguntar onde ficavam os restaurantes”.

Paulo Salvador diz que a obra “é um guia” para estar “no carro e não para ficar na prateleira de casa”. “É um companheiro de viagem, para quem anda perdido por Portugal”, acrescentou.

Ao longo de um mês de reportagens, o jornalista diz que foi “surpreendido” pelos locais que encontrou: “Muitos destes restaurantes são empresas familiares, que tentam lutar contra os tempos difíceis. A capacidade destas pessoas de lutar e acreditar nos seus negócios é surpreendente”.

Para Paulo Salvador esta aventura foi ainda “uma descoberta fantástica”, pois Portugal “tem uma riqueza gastronómica rara”: “É fascinante como é que um país tão pequeno como o nosso tem tanta variedade e a culinária é uma parte muito importante para se conhecer a cultura de um povo”.

Apesar de ser “um bom garfo e um bom copo”, o jornalista confessou que não tem grande aptidão “para cozinheiro”, embora “saiba fazer algumas coisas”.

Neste mês de Natal o “Mesa Nacional” pode ser uma boa opção de presente, para oferecer aos amantes da boa comida portuguesa.

Fotos: José Gageiro