Off the record

Filomena Cautela: uma mulher com múltiplos talentos

Aos 33 anos, só passa despercebida aos mais distraídos, pois há muito que provou na televisão que é uma profissional de mão cheia. Ela é Filomena Cautela e no Festival da Eurovisão, que decorreu agora em Lisboa, mostrou estar à altura de qualquer desafio para se destacar.

Sem subestimar Daniela Ruah, Catarina Furtado e Sílvia Alberto, com quem conduziu o certame, a atriz e apresentadora destacou-se e muito pelo à-vontade que noutras ocasiões já tinha demonstrado.

Num inglês perfeito, natural, dinâmica e com uma energia contagiante, Mena, como é tratada pelos mais próximos, foi a rainha da noite no Altice Arena, somando elogios das colegas e do mundo inteiro que se rendeu ao seu talento comunicativo.

“Ser atriz é a base do trabalho que faço na apresentação. Por mais polémica que seja esta resposta é assim que sinto e é assim que trabalho desde o início”, reconheceu numa entrevista que deu no início do ano, acrescentando que, antes de cada direto, no caso o “5 para a meia-noite” na RTP 1, sente “que dava uma ótima advogada ou caixa de supermercado e totalmente incapaz de fazer o que aí vem”. Mas, “quando já se ouve a música do genérico sinto-me absolutamente em casa e a rebentar de felicidade”, sublinhou e terá sido isso que aconteceu no festival.

Ela cantou, dançou, fez piadas e também assumiu a seriedade quando o momento exigiu. Filomena Cautela sabe provocar emoções e até despertar o interlocutor mais tímido e a Europa rendeu-se a seus pés, valendo-lhe muitos elogios nas redes sociais e até na imprensa internacional.

Sempre vestida pela dupla Alves/Gonçalves, foi fiel à sua personalidade, embora mais produzida do que no dia-a-dia em que é mais prática e até adora colocar o capacete para andar por Lisboa sobre duas rodas.

Longe vão os tempos em que fez parte da geração “Morangos com Açúcar” (do qual ficaram grandes amizades, entre elas a de Benedita Pereira), embora tenha sido no teatro que se lançou na representação.

Comunicar é o verbo que move Filomena e que a fez participar e vencer, em 2005, o projeto MTV VJ Casting, com o objetivo de escolher o novo apresentador português da MTV Portugal e nunca mais parou, dividindo-se entre a ficção e a apresentação como uma ponta-de-lança sem medo, sempre pronta a marcar golo.