Atualidade

Fernando Correia apresenta “livro de esperança” entre amigos

Referência no jornalismo desportivo, Fernando Correia juntou seis décadas da sua vida numa obra que serviu de pretexto a um final de tarde de conversas e partilhas, esta semana, na Fnac Colombo, em Lisboa.

O livro “O que eu sei de mim” conta, segundo o ator, as vivências pessoais: “Retrata 60 anos de vicissitudes, de alegria, de paixões e de frustrações”. A apresentação esteve a cargo do seu amigo de longa data, Fernando Tordo, fazendo-a com uma tónica bem-humorada, até por conhecer a pessoa por detrás do jornalista que assina a obra.

Num resumo do que cada página contém, o músico começou por dizer que este “não é um livro de memória, mas sim um livro de esperança” considerando ‘extraordinário’ que, ao fim de tantos anos de trabalho, Fernando Correia esteja sempre preparado para o dia de amanhã.

Com 37 livros publicados, “o mestre da comunicação” considera que é uma pessoa bastante transparente através da escrita, mas admite que no início não queria escrever a autobiografia por considerar que este género literário tem sempre alguma coisa que pode parecer mal às pessoas.

Para Júlio Isidro, que se sentou na primeira fila, esta é “mais do que uma biografia, é também um ato de reflexão sobre a vida, não é só um relatar de acontecimento”, destacando que Correia é “um resistente e um profissional de eleição”.

Ao folhear as 176 páginas é possível perceber uma das grandes paixões de Fernando Correia: o Sporting clube de Portugal. Afinal é do clube de Alvalade desde que se lembra, por influência do seu pai, mas tem a noção que é um “sofredor racional”.

Carlos Manuel Vieira, antigo ponta de lança leonino, vê-o como “o maior jornalista português na área do desporto, que tem um conhecimento profundo e que sabe analisar futebol”.

Dotado de voz eloquente, o colaborador da Sporting TV alerta com o mais recente livro para “que as pessoas sejam fraternas” e que se aproximem.

Considerando-se “um ser humano que sabe o que anda a fazer no mundo”, revela que, em breve um novo título sairá para as bancas, desta vez com um tema mais delicado: a violência doméstica. Sem adiantar grandes pormenores, adianta apenas que é baseado em factos verídicos e da história de duas mulheres que convivem de perto com o jornalista.

No evento estiveram ainda presentes o ator Fernando Pereira, o vice-presidente do Sporting CP, Carlos Vieira, o antigo guarda-redes Joaquim Melo e ainda o deputado Hélder Amaral.