Televisão

Eurovisão: Cantor checo passa à final e cumpre promessa

Esta terça-feira à noite a RTP transmitiu a primeira semifinal do Festival e de lá saíram dez finalistas para sábado: Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda (ordem aleatória pelas quais foram anunciadas).

Esta era, segundo muitos, a semifinal mais forte há já alguns anos, por isso ficaram algumas consideradas favoritas pelo caminho (é o caso da Bélgica e da Grécia, sem esquecer que foi a primeira vez que o Azerbaijão não passou a uma grande final).

Mikolas Josef, cantor checo que caiu nos ensaios e ficou sem andar, recuperou em pleno e não fez os saltos mortais (até porque foi proibido pelo neurocirurgião) mas também não precisava disso para seguir em frente na competição.

Ele, que já tinha alimentado o interesse do público e dos jornalistas sobre o conteúdo da mochila que tem sido a sua imagem de marca e com a qual atua em palco, prometeu que se passasse para a final de 12 de maio, iria revelar isso mesmo.

Mas primeiro fez um ‘jogo’. Ou seja, perguntou aos fãs o que achavam que está dentro da mochila e lá chegou a resposta acertada. Esse internauta ganhou uma atuação privada de Mikolas e nós ficamos a saber que afinal o cantor carrega às costas… um espelho.

Curiosidades à parte, a conferência de imprensa habitual dos primeiros dez finalistas a sair da semifinal determinou, por sorteio, a posição de cada país no alinhamento de sábado.

A República Checa, com o tema ‘Lie To Me’, irá atuar na segunda metade do programa (o que é sempre um ótimo sinal, porque quem atua na primeira metade ou nos primeiros lugares normalmente ‘sofre’ no televoto pois, diz a história, que os telespectadores se fixam mais na televisão ao longo do evento).

Também as mega favoritas Israel e Chipre subirão ao palco da Altice Arena na segunda metade. Cabe aos produtores da Eurovisão determinar o lugar exato em que atuam.

Não podemos ainda deixar de salientar um bom trabalho por parte da RTP nesta primeira semifinal. Quer em termos de imagens, de guião das apresentadoras (que estavam muito bem, elegantes e em sintonia mas destaque para a Filomena Cautela que é ótima na ‘green room’) e do aspeto geral da Altice Arena.

(Re)veja o anúncio dos finalistas (na quinta-feira passarão outros dez e todos se juntarão aos ‘Big Five’: Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, além de Portugal que, por ser o país anfitrião, já está na final):

Fotos: Andres Putting & Thomas Hanses e Instagram