Atualidade

Casa dos Segredos: Luan e Tiago deixam Joana F. em lágrimas ao desvendar segredo

A concorrente da Mealhada carrega um segredo pesado, pois mexe com a sua identidade e, como ela própria disse aos colegas depois do mesmo ser desvendado, “é muito importante para mim”.

Por isso, depois de Luan e Tiago terem descoberto que Joana F. é “filha da prima da minha madrasta”, esta falou abertamente sobre a sua história de vida, ainda que isso implique voltar a lidar com algumas mágoas.

“Para mim nunca ninguém me tocou nesse assunto. Tenho 26 anos. Cresci a ouvir histórias: ‘Ela tem o feitio do pai. É parecidinha com o pai'”, contou a esteticista.

O segredo é complicado, deixou os colegas confusos mas mais complicada é a história de Joana.

“As minhas irmãs, quando estou com elas, sinto que elas gostam de mim. Mas nunca há uma conversa. Nunca ninguém quis conversar comigo”, disse, quando questionada se alguém sabe que ela é filha bastarda.

“Acabo por culpar também as mulheres que estão com esses homens. Eu não me sentiria capaz de estar com um homem saber que ele tinha uma filha e não intervir. Não foi alimentada qualquer tipo de relação. Foi: ‘A Joana existe e coitadinha dela que não sabe quem é o pai dela'”.

“Tenho o nome dos pais dos meus irmãos [no registo, pois assumiu o nome do companheiro da mãe da Joana, que na altura ainda constava no papel, pois não eram oficialmente divorciados] mas na verdade ele não é o meu pai”.

“Aos 18 anos tive chatices porque ele me disse para tirar o nome dele: ‘Porque eu não sou teu pai e não tenho nada a ver com isso’. Fiz 19 anos, quis processar o meu pai. Ele tem 75 anos, eu não quis chateá-lo. Tive pena dele. Achei que coitadinho do senhor. Agora, tipo, ter esta dor de cabeça e testes e bla bla bla e desisti”.

Mas a maior dor da jovem deve-se à progenitora. “A minha maior dor no meio desta história toda é de facto a minha mãe porque sinto que ela não lutou pela minha identidade e é muito importante para mim”, recordou, não conseguindo conter as lágrimas.

“Por exemplo, eu já fui madrasta e dou por mim, tipo o filho do meu namorado a perguntar-me: ‘E o teu pai?’ E eu senti: ‘E quando eu tiver filhos, como lhes vou explicar?’ Preferia ser filha de pai incógnito do que ter ali uma pessoa que não me foi nada. Ele registou-me porque era marido. O que ele fez foi não se chatear”.

Frisando que, apesar de tudo, é uma pessoa “muito feliz”, garante também que não sente falta do pai pois “nunca vais sentir falta de algo que nunca tiveste!”

Quanto à forma como Tiago e Luan chegaram ao segredo, receberam pistas para tal. Ou melhor, o brasileiro é que comprou a pista, sem saber para que segredo seria.

“Decidi partilhar a pista com o Tiago porque achei que o Tiago me ia levar ao lugar correto da pista”, explicou Luan.

A pista, soube-se depois, parece ter sido a mesma pista que Gabriela e César receberam: uma árvore genealógica com madrasta, duas alianças com o pai. Do outro lado tinha a árvore com a mãe.

“César, quando te disse que fui criada por um casal, ironicamente são os sogros do meu pai. Durante os quatro anos. Ou seja, pais da prima da minha mãe”, disse Joana F. ao fadista, já que este também andou ‘atrás’ do segredo da colega.

“E o teu pai neste momento é casado quê, com a tua prima?”, perguntou-lhe César, ouvindo um “continua tudo igual. foi, é e será” de resposta.

“O meu pai era e é casado. Os meus pais foram amantes. E pronto, o resultado deste caso está aqui. O meu pai era casado com a prima da minha mãe”, explicou a esteticista, ainda perante a confusão dos colegas.

“Que também é prima em segundo grau com a Joana”, acrescentou Luan que, a par com Tiago, parece ter sido dos únicos a perceber realmente estas relações familiares.

“Isto é uma história que toda a gente sabe e que toda a gente finge que não sabe. Eue eu não existo, pronto. Que sou uma filha apenas e que não sei quem é o meu pai”, continuou Joana.

“Não tenho mais nenhum nome. O meu nome é Joana Filipa Fernandes apenas. O meu pai não me registou. Não tenho o nome do meu pai. Ele não me assumiu enquanto filha. Quando eu nasci de certa forma subornou a minha mãe para que não avançasse com o processo. E pronto. Eu estou aqui”, prosseguiu, rematando: “Eu sempre disse que o meu segredo dá um nó no cérebro e é verdade”.

Apesar de ser um passado/vida difícil, Joana F. confessou que adorou a reação dos colegas. “E descobri que tenho um segredo em comum com o Manuel Luís Goucha”, disse aos concorrentes, referindo-se à altura em que revelou o seu segredo perante Portugal. “Não foi assim. Foi mais normal. Não foi nenhuma traição”.

Imagens: TVI